Às 20 horas, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fará a sensibilização no grupo de oração Bom Pastor, da Paróquia São Pedro Apóstolo. Amanhã (26), as atividades começam bem cedinho, às 6h30, com mobilização junto aos servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Na sequência, às 8 horas, as ações serão no 12.° Batalhão de Polícia Militar.

Já na quarta-feira (27), às 6h30, quem participa do bate-papo sobre o tema são os servidores da Secretaria Municipal de Transporte. Às 8h30, a atividade será promovida no Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS). À tarde, a mobilização será promovida em vários estabelecimentos da região Leste do município.

Na quinta-feira (27), às 16 horas, a ação será na Feira Municipal do Produtor, e às 19h30, na Igreja Batista da Avenida dos Imigrantes. Na sexta-feira (29), às 8 horas, a sensibilização será na Câmara de Vereadores. À noite, a partir das 19 horas, a equipe da Semas percorrerá bares e restaurantes para abordar o tema.

Rede de apoio

Jucélia lembra que casos de violência contra a mulher podem ser denunciados, de maneira sigilosa, pelo 180, mobilizando, desta maneira, toda uma rede de apoio, que vai desde o atendimento pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), até o acolhimento na Casa Abrigo da Mulher, a disponibilização de cursos profissionalizantes e toda uma série de ações para fornecer os subsídios necessárias para que a vítima possa sair deste ciclo de violência.

A mulher que estiver sendo vítima de agressões também pode, e deve, pedir socorro pelo 190, para que seja imediatamente atendida pela Polícia Militar. Já na delegacia de Polícia Civil está instalado o Núcleo da Mulher, inaugurado em 2018 e voltado para o atendimento de vítimas de violência doméstica ou sexual, além também de desempenhar um trabalho específico junto a crianças e idosos.

Ainda neste ano, a Prefeitura, por meio da Semas, também articulou o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Estado de Mato Grosso. Em julho, foi promovida uma audiência pública no Fórum de Sorriso para tratar do tema.

“Conseguimos também, por  meio de uma ação conjunta com o Judiciário, a viabilização de sessões de terapia para mulheres vítimas de violência, contribuindo assim para o empoderamento destas vítimas e o protagonismo na mudança de atitudes e, consequentemente, de vida”, destaca a secretária.