É crime. E dá cadeia. O descarte irregular de resíduos viola a Lei n.º 9.605/98, a Lei de Crimes Ambientais. A Polícia Militar (PM) efetuou a prisão, nos últimos dias, de quatro pessoas flagradas fazendo o descarte irregular de resíduos.
Ontem (27 de março), duas pessoas foram presas por jogar restos de telhas quebradas e madeiras em uma área aos fundos do Jardim Carolina. No dia 21, duas pessoas também foram detidas pela PM pelo descarte irregular de pneus no mesmo lugar.
“Além do excelente trabalho da PM, assim como da Guarda Municipal de Trânsito (GM), queremos também destacar a importância das câmeras de vigilância do Vigia Mais MT, que ajudam a fiscalizar a área e inibir práticas como estas, nocivas ao meio ambiente e à vida humana, à medida que o descarte irregular de resíduos pode permitir a criação de focos de proliferação de insetos e animais peçonhentos”, destaca o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Gabriel Alves Rodrigues Neto, reiterando que todo cidadão pode também denunciar o descarte irregular de resíduos pelo 66 99927 2611.
Mas que outras opções estas pessoas teriam? Como é feito o descarte correto destes resíduos? A coordenadora do programa Eco Sorriso, Rawena de Olivera informa que telhas quebradas, restos de madeiras e demais resíduos de construção devem ser colocadas em caçambas de disk entulho, empresas que já sabem como fazer o descarte correto deste tipo de material.
E os pneus? Nesta situação, Rawena detalha que é preciso ir até a sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), ali no Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, emitir uma guia e fazer um agendamento para levar os pneus ao barracão da Prefeitura, localizado no Loteamento Eldorado, que recebe este tipo de resíduo.
Caso a população tenha alguma dúvida, é só entrar em contato com o Eco Sorriso, pelo 66 99603 7730.