“No último domingo nós vivenciamos mais uma tragédia em Sorriso, em um ato extremo de violência uma jovem foi assassinada; então nesta terça-feira nosso objetivo é mais uma vez dizer: basta de violência contra a mulher, chega de feminicídios”, pontua. Mara refere-se ao feminicídio da jovem Jacyra Grampola Gonçalves da Silva de apenas 24 anos. “A sociedade toda lamenta essa perda”, diz.
A secretária destaca que para evitar que situações assim voltem a se repetir, a Semfa tem reforçado as campanhas orientativas. “Há uma importância enorme em falar, compartilhar e buscar ajuda. Agosto, dentre as várias cores, também é lilás e traz à tona a necessidade de tratar sobre a violência contra mulheres”, reforça. Para a Mara, esse é debate que deve permanecer o ano inteiro. “Intensificamos as ações em agosto, mas essa é uma missão constante que precisa ser trabalhada de maneira ininterrupta”, frisa.
“Promovido todos os anos, o Agosto Lilás é um marco de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres; hoje temos a Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente instalada aqui em Sorriso esse é um grande suporte nos casos de violência contra a mulher”, frisa a secretária. A secretária acrescenta que o “feminicídio é evitável e é compromisso público e comunitário a implantação de políticas para a defesa da vida”.
No Município o trabalho de conscientização é realizado em parceria pela Prefeitura por meio da Semfa, da Secretaria de Saúde (Semsa), Secretaria de Assistência Social (Semas), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ministério Público e Associação Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), núcleo de Sorriso. o encontro desta manhã contou com o apoio direto e palestras de integrantes do BPW.
Confira a programação do Agosto Lilás
Vale ressaltar que a programação do Agosto Lilás que iniciou com roda de conversa na Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra) ainda no dia 05; já passou por ações comunitárias que incluem o programa Sorriso com Elas e segue durante todo o mês.
Nesta terça-feira, 19 de agosto será realizado o pit stop. No dia 25, a partir das 19 horas, está programada uma roda de conversa voltada aos universitários dos cursos de direito, psicologia, medicina e enfermagem, o evento será no Auditório Magessi. Já no dia 28 será realizada a noite de autógrafos da cartilha “Sorriso contra a violência” com a participação de todas as crianças responsáveis pelas ilustrações, também no Magessi. E por fim, fechando a programação do mês, no dia 31 será realizado um pit stop na Feira do São Domingos.