Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Uma peça que fala sobre o caos no trânsito, abordando o que acontece depois de um acidente, como deve ser difícil para uma pessoa ver alguém perder a vida, qual o sentimento dos familiares, pai, mãe, os momentos de família, o último sorriso, a última lágrima, a última dança, a última canção, último abraço, sem contar as sequelas invisíveis dos acidentes de trânsito. O espetáculo traz à tona a imprudência de um jovem que acaba perdendo a vida e levando a de uma criança, só deixando dor e sofrimento.
Esta é a sinopse da peça “Quem liga?”, do grupo sorrisense Thespis, que foi a vencedora do XIII Faces e também do Fetran, na categoria Livre. Contando com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), a peça foi escrita e dirigida por Ney Miguins.
Registrado em vídeo, o espetáculo será veiculado nesta quarta-feira (17), às 19 horas, na página da Prefeitura de Sorriso no Facebook. Depois da apresentação, o elenco vai falar sobre a experiência de dar vida à uma história tão densa.
E aí, que tal aproveitar a oportunidade de conferir os talentos locais e também refletir sobre a importância de sempre agir com segurança no trânsito?
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).