Já pensou em melhorar índices de colesterol, diminuir o peso, controlar a pressão arterial? E fazer tudo isso de uma forma prazerosa, junto com um grupo de amigas. Foi exatamente isso o que fizeram a Izabete e a Marisa. Elas são duas das integrantes do programa “Ginástica na Praça”, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Realizado com o acompanhamento de profissionais de educação física e de nutricionista, todas as participantes do projeto passam por uma avaliação física em que são analisados os dados antropométricos (peso, altura e Índice de Massa Corpórea – IMC), a pressão arterial e o cálculo do percentual de gordura no corpo com o uso do adipômetro. São medidas ainda as circunferências do tórax, cintura, abdômen, quadril e coxa, além dos hábitos alimentares e o histórico de saúde de cada participante. Além disso, também são repassadas informações nutricionais e de alimentação.

Foi com cuidados como a mudança de hábitos alimentares e a realização de exercícios físicos três vezes por semana, que a Izabete Braga da Silva, viu o índice de colesterol total baixar de 276 para 134. “Além do LDL – o colesterol ruim – que de 202 caiu para 71”, comemora, ela. Izabete conta que sempre realizou caminhada como atividade física, mas nunca com acompanhamento e de forma regular. Para ela, ter profissionais especializados orientando o processo fez toda a diferença.

“Para mim, aliar a alimentação, medicamento e o exercício físico foi a triangulação perfeita”, acrescenta. Izabete pontua que frequenta o projeto há dois anos. “É um tempo que você tira para ficar em sua própria companhia e cuidar-se. Melhora até a alma”, completa.

Já a Marisa dos Santos da Costa frequenta o projeto desde o início. “Estou entrando para o 5º ano do Ginástica na Praça”, diz orgulhosa. Ela também destaca que conseguiu controlar os indicadores do colesterol e a pressão arterial com a realização regular de exercícios físicos e mudança alimentar. Além de nunca faltar às atividades do finzinho das tardes de segundas, quartas e sextas-feiras, Marisa ainda tinha folego para encarar a malhação às 5 horas da manhã. “O dia em que tinha exercício cedinho, eu ia de manhã e à tarde também”, ressalta.

Para a nutricionista Jaqueline Jara da Silva, responsável pela avaliação nutricional dos participantes, o resultado vai além do físico. “É uma mudança de hábitos físicos e alimentares que leva a uma mudança mental”, diz. Ela acrescenta que muitas mulheres inclusive perderam peso, “mas a principal mudança está nos exames laboratoriais. Os resultados tem mostrado uma mudança significativa”, explica. Jaqueline destaca que em 2018, 132 participantes foram avaliadas, sendo que 38 passaram a ter acompanhamento individualizado. “Eram situações mais graves, que requeriam atendimento constante”, salienta.

E para quem deseja promover uma mudança de hábitos, o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, lembra que para participar do Ginástica na Praça, o interessado só precisa ir até um dos locais do projeto no horário de realização. Na Praça das Fontes o projeto é realizado as segundas, quartas e sextas-feiras e na Praça da Integração as terças e quintas-feiras, sempre das 17h45 às 18h45. Conforme Brandão, as atividades foram retomadas no último dia 11 e cerca de 200 pessoas estão frequentando o projeto no momento.