Frequentadores do Parque Ecológico Claudino Francio já estão percebendo as mudanças realizadas no local. Além dos serviços de revitalização do espaço, uma das novidades é a construção de um poço de alta vazão e de 100 metros de profundidade que terá a função de manter o nível de água do lago do Parque.

“A construção do poço levou em conta a preocupação ambiental e a manutenção do lago. Além disso, o poço também servirá de suporte para que possamos abastecer os caminhões auto tanque da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros com água sempre que necessário”, explica o vice-prefeito, Gerson Bicego.

Já às margens do lago estão em construção dois tablados para garantir mais segurança às famílias que gostam de apreciar os peixes, tartarugas e até mesmo um jacaré que habita o local. “E para quem aprecia caminhadas ou trilhas de bicicleta, nós reformamos todas as estradas internas do Parque”, diz.

Mas as mudanças não param por aí. Outra novidade é a criação de um canteiro de ervas medicinais em parceria com a Secretaria de Saúde e Saneamento. “Será um cantinho muito especial em que vamos produzir chás a partir das instruções dos profissionais da saúde. Assim, quando alguém precisar de uma erva medicinal que não tenha em casa, poderá ir até o Parque para realizar a colheita”, explica. Outra mudança prevê alterações na arquibancada do Parque que irá receber um palco.

Bicego destaca que há mais de um mês, as equipes do Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em parceria com empresas privadas, atuam no local.  A jardinagem recebeu flores, plantas  e pedras ornamentais, um projeto de irrigação subterrâneo foi montado para  molhar as plantas e a grama na época da estiagem. Os parquinhos receberam uma proteção de alvenaria para conter a areia e dar mais segurança às crianças.

O vice-prefeito ressalta que a revitalização só foi possível a partir da parceria realizada com empresas privadas. “Os empresários nos forneceram materiais, como os canos da irrigação e um cômodo pré-moldado para os vigilantes. Sabemos que o local é muito frequentado por famílias nos fins de semana e por isso a preocupação de deixar o local, bonito, aconchegante para que nossos moradores possam se sentir bem e nos ajudar a cuidar nosso patrimônio”, acrescenta.

Já a parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), possibilitará que os acadêmicos do curso de Gestão Ambiental façam o levantamento e identificação das espécies de árvores existentes no local.

“Tem sido um trabalho conjunto com toda a nossa comunidade. As equipes do Horto, das Secretarias de Obras, Saúde e Saneamento e de Esporte e Lazer têm atuado nesse grande projeto feito com todo carinho para a nossa comunidade”, finaliza.