Representantes da Prefeitura de Sorriso e do Observatório Social de Sorriso (OSS) assinaram ontem (30), um termo de parceria para fomentar o acesso aos processos licitatórios. O presidente do Observatório, Guilherme Calvo Cavalcante, explica que o OSS irá fornecer à Administração Municipal uma plataforma online para cotação de preços. “Com a possibilidade da consulta de atas de preço do Brasil inteiro e o acompanhamento do quanto cada prefeitura está gastando”, explicou.

Cavalcante salientou que o OSS também irá disponibilizar um aplicativo específico para que empresários possam baixar e acompanhar as licitações lançadas pela Prefeitura Municipal. “A atuação do Observatório é preventiva. Acompanhamos o trabalho da Administração e apontamos quando são necessárias correções para que o dinheiro público possa sempre ser bem aplicado”, destacou.

Para o prefeito Ari Lafin, a atuação do Observatório é “essencial. O OSS é uma organização que nos auxilia a cuidar da gestão. Nosso município tem cerca de 100 mil habitantes e o Observatório tem nos auxiliado a exercer o princípio da economicidade nos processos licitatórios”, pontuou Lafin.

Conforme o prefeito, “já realizamos um projeto em parceria com o Sebrae para que 25% das compras sejam realizadas no comércio local, dentro da legalidade. Temos certeza de que com o auxílio do Observatório esse projeto será ampliado dentro dos princípios da transparência, legalidade e economicidade”, finalizou Lafin.

Observatório Social

O Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário. Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. O OS atua como pessoa jurídica, em forma de associação. O Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal.

Pelo país, mais de 100 cidades contam com Observatórios Sociais, instalados em 19 estados mais o Distrito Federal. São mais de três mil voluntários espalhados pelo território. A sede é em Curitiba/PR.