Com muito sucesso. Segundo o comandante da 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Sorriso, capitão Weber Dionísio Batista Júnior, foi desta forma que foi concluída a formação de mais uma turma do projeto “Bombeiros do Futuro”, desenvolvido por meio da parceria entre o Corpo de Bombeiros, a sociedade civil organizada, e a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

O comandante destacou o quanto esta troca de vivências entre os bombeiros e as crianças é benéfica. “A cada edição aprendemos mais com as crianças do que elas conosco, são muito inteligentes e criativas”.  O tenente-coronel Héctor Péricles de Castro, responsável pelo Comando Regional III, também declarou a alegria pela conclusão de mais uma etapa, com destaque para a participação da comunidade no projeto. “O Bombeiros do Futuro, que nasceu aqui em Sorriso, e serve de exemplo para todo o Estado, é uma contrapartida social do Corpo de Bombeiros junto à comunidade”, comentou.

A formatura dos 95 Bombeiros do Futuro, com idades entre 8 e 12 anos, ocorreu na noite de sexta-feira (7), no Centro de Eventos Ari José Riedi. Durante três meses, aos sábados, foram ministradas aulas práticas e teóricas aos alunos, com atividades no CRAS São Domingos, no Parque Ecológico Municipal Claudino Frâncio, no Depósito de Resíduos Sólidos do município, na piscina do Castellus Clube e na Fazenda Santa Anastácia, onde aprenderam sobre produção agrícola, maquinário e aviões.

Além de desenvolver as habilidades físicas nas crianças e adolescentes, também faz parte do projeto trabalhar questões ligadas à disciplina e à formação humana. “Foi muito gratificante perceber a evolução dos alunos do primeiro dia de aula até agora em um projeto em que eles vivenciaram novas experiências, conviveram com outras crianças e aprenderam importantes lições de respeito, amor à família e altruísmo”, destacou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, durante a solenidade.

A expectativa é que no segundo semestre seja iniciada uma nova turma para que mais crianças e adolescentes tenham a oportunidade de conhecer um pouco da rotina dos bombeiros. “Se algum destes alunos tiver o dom militar e quiser ingressar na carreira, será certamente muito bem-vindo”, comentou o comandante Héctor.