No último sábado (14), a Polícia Militar, Polícia Civil, equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e a Prefeitura de Sorriso, por meio dos Agentes Municipais de Trânsito, realizaram mais uma operação de combate à criminalidade no município.

Durante toda a noite, foram feitas abordagens a pessoas e veículos em vários pontos da cidade. Segundo dados da PM, 115 pessoas foram abordadas, sendo que uma foi apreendida, 80 veículos passaram pela abordagem e nove deles acabaram recolhidos.

“Por conta dos últimos acontecimentos registrados na semana passada em Sorriso, ainda na quarta-feira (11) reunimos o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e declaramos apoio total às forças de segurança no que tange o combate a criminalidade em nosso município. Demos suporte à operação do último sábado e amanhã (17) faremos nova reunia com o GGI para analisarmos essa ação e programar as próximas medidas visando à proteção das pessoas e do patrimônio”, pontua o prefeito Ari Lafin.

Lafin explica que por meio do GGI e do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), o município busca planejar, implementar, monitorar e avaliar, juntamente como os representantes das forças de segurança, Ministério Público, Judiciário e sociedade civil organizada projetos que tenham o objetivo de prevenir o crime e reduzir o sentimento de insegurança dos seus cidadãos.

“Outra forma do município ajudar na segurança é envolvendo a sociedade civil na discussão dos problemas. Afinal, quem melhor para discutir a segurança pública do que quem é mais influenciado por ela? Estes conselhos e gabinetes de gestão são canais de comunicação entre a população e as agências responsáveis pela segurança pública no âmbito local”, frisa o prefeito.

Além das ações de prevenção, a Administração Municipal fornece suporte às forças de segurança por meio da cedência de servidores públicos e material de escritório para garantir o andamento diário dos trabalhos da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. “Procuramos atender todas as necessidade das forcas policiais, permitindo um melhor desenvolvimento de ações voltadas para o controle da violência e da criminalidade em Sorriso”, afirma Lafin.