Professores e coordenadores que atuam no Ensino Fundamental em Sorriso participaram de palestra sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que mede a qualidade da educação brasileira a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A orientação foi dada por Paola Policeno, Consultora Pedagógica da Editora Positivo, que mantém parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso. Mais de quatrocentos professores inscreveram-se livremente para o evento.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – INEP, na última prova do IDEB (2015) os alunos do 5º ano do município de Sorriso alcançaram média 5.8, acima da média nacional (5.5) no mesmo período e até mesmo acima da meta projetada para 2021 (5.7). Enquanto isso, os alunos do 9º ano alcançaram média 4.6 conforme registros de 2013, também acima da média nacional que foi 4.1. A meta para 2021 é alcançar a nota 5.5.

Para mantermos estes bons índices, disse a Secretária de Educação e Cultura de Sorriso – SEMEC, Lucia Korbes Drechesler, todos os professores tem que ter consciência de que a nota a ser obtida no IDEB é a somatória do resultado de um trabalho conjunto desenvolvido por toda a comunidade escolar. “A prova é aplicada aos alunos do 5º e 9º anos, no entanto, para os alunos chegarem preparados nessas etapas, passaram pelo conhecimento de inúmeros profissionais da educação”, explicou.

A nota do IDEB é obtida através da Prova Brasil, aplicada em anos ímpares. Neste ano a prova para o Ensino Fundamental será aplicada entre 23 de outubro e 03 de novembro.

A partir das informações da Prova Brasil, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC pode definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Nos testes aplicados no quinto e nono anos do Ensino Fundamental, os estudantes respondem questões de língua portuguesa, com foco em leitura e interpretação de textual, e matemática, com ênfase na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.