O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Sorriso promove, no dia 22 de janeiro, a partir das 7h15, no Auditório da Faculdade Atenas, uma palestra especial que integra o movimento nacional do Janeiro Branco. Além de simbolizar recomeços, o mês também convida a um olhar mais atento àquilo que não se vê: a saúde mental.
O encontro contará com a participação do médico psiquiatra Ricardo Lugon, que irá aprofundar a reflexão a partir do tema “Efetivando Territórios de Cuidado Intersetorial para a Saúde Mental”. Durante a palestra, o profissional destacará a importância da construção de redes de apoio com a união entre diferentes áreas, como saúde, educação e assistência social, na construção de redes de apoio mais humanas, próximas e eficazes, capazes de acolher as pessoas em suas diversas realidades.
Promovida pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a iniciativa busca sensibilizar a população para a importância de cuidar da saúde emocional, além de reiterar o compromisso do Município com políticas públicas voltadas ao acolhimento, à escuta qualificada e à valorização da vida.
A ação é voltada a profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), incluindo equipes dos CAPS, da Atenção Primária, do AME Ari Jaeger, além de representantes das áreas da saúde, educação, assistência social e demais setores que compõem a rede de cuidado. O encontro também envolve profissionais de serviços estratégicos, como Samu, UPA, Hospital Regional, Conselho Tutelar, sistema de justiça, forças de segurança e demais instituições parceiras, fortalecendo a articulação intersetorial no cuidado em saúde mental no município.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).