Alunos da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola receberam informações sobre bullying e sexualidade. A palestra foi ministrada pelas enfermeiras do Programa de Saúde Pública da Sinop Energia.

O objetivo da ação é repassar informações e reflexões quanto aos temas abordados, dicas de como lidar com quem sofre tais práticas, bem como as consequências de quem pratica. A palestra foi ministrada pelas enfermeiras Tálita Maria Rocha Kuffel e Jéssica Gonçalves Holanda Moraes.

O Bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto em que as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Porém, sua maior incidência ainda é na escola entre os adolescentes.

Bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores, contra uma determinada vítima. O termo surgiu a partir da palavra inglesa “bully” que no português significa “tirano, brigão ou valentão”. A violência é praticada por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, humilhar ou agredir fisicamente a vítima.

A palestra ajudou a conscientizar os alunos sobre o que é o bullying, as consequências de quem o pratica, e como lidar com quem sofre, pois se trata de um assunto de extrema importância, principalmente no âmbito escolar.

As enfermeiras também realizaram atividades voltadas a situações delicadas no que se refere a sexualidade. Foram repassados aos alunos informações e orientações sobre crescimento e características sexuais, o que é a adolescência, puberdade, aparelhos reprodutores feminino e masculino, consequências de uma gravidez indesejada, tipos de métodos contraceptivos, ciclo menstrual, infecções sexualmente transmissíveis, e incentivo à vacinação contra o HPV.