Estudos mostram que o câncer de esôfago é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres. Essa diferença pode estar relacionada a hábitos como o maior consumo de cigarro e bebidas alcoólicas entre os homens, além de fatores hormonais e genéticos, como destaca o Dr. Mário. 

“O câncer de esôfago é um dos tipos de tumores mais preocupantes. Nós estamos falando de mais de oito mil novos casos todos os anos dessa doença. É um tumor que afeta o tubo muscular responsável por levar alimentos da boca ao estômago, que diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito maiores”.

Dr Mário ressalta ainda que o câncer de esôfago está muito relacionado ao tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, refluxo gastroesofágico crônico. 

“A prevenção inclui evitar qualquer forma de consumo de tabaco e de nicotina. Seja o cigarro, cigarro eletrônico, vape, pendrive, narguilé, entre outros que potencialize algum alarme, algum sintoma que salta aos olhos, como por exemplo a perda de peso. Chamou sua atenção, busque o médico o mais rápido possível para realizar os exames necessários”, finaliza.