Reduzir os índices de criminalidade através de ações preventivas de fiscalização em horários e pontos estratégicos do Município. Essa é a finalidade da operação Rondas Municipais (Romu) deflagrada nesta sexta-feira (4) pela Guarda Municipal de Sorriso, com apoio da Polícia Militar.
Em apenas quatro horas foram abordados 38 condutores, sendo que 12 deles tiveram os veículos removidos por apresentarem algum tipo de irregularidade, como; a ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sistema de iluminação alterado, escapamento em desacordo, licenciamento vencido, entre outras.
“No início deste mês foram registrados vários acidentes com vítimas fatais no Município. A maior parte desses acidentes foram ocasionados por fatores como a ingestão de bebidas alcoólicas e/ou a imprudência dos respectivos condutores. A 1ª edição da operação Romu tem por objetivo intensificar a fiscalização no trânsito a fim de minimizar os riscos de tragédias dessa natureza”, explica o coordenador da Guarda Municipal, Márcio Pires.
Conforme o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, a operação se estenderá durante todo o mês de agosto. Para atender a demanda, a Administração Municipal requisitou força policial, por meio da jornada delegada, além de autorizar o pagamento de adicional aos agentes da Guarda Municipal convocados durante o período de descanso remunerado.
“As jornadas delegadas e extraordinárias são necessárias para aumentarmos o efetivo, e deste modo alcançarmos os objetivos estipulados inicialmente”, pontua o gestor ao afirmar que as ações vão além da segurança no trânsito.
“Nossos esforços são no sentido de fortalecer o combate à criminalidade e contribuir com as ações já realizadas pelos demais órgãos que integram a segurança pública em Sorriso”, exemplifica Moura.