Prefeitura Municipal de Sorriso

Dentro dos limites

Operação Fragor resulta em 10 pessoas detidas

Publicado em 18 de janeiro de 2021 às 09:23
Intenção é sensibilizar sobre a necessidade de respeitar o direito do outro ao silêncio

Em três dias da Operação “Fragor”, desencadeada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), com apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), pela Polícia Militar (serviço ordinário e Força Tática) e pela Polícia Civil, foram efetuadas seis prisões por perturbação do sossego público, três prisões por desacato e uma prisão por dirigir sob a influência de álcool.

A operação, promovida de sexta-feira (15) até domingo (17), em horários específicos, teve como objetivo coibir ações de perturbação do sossego e poluição sonora. Neste período de pandemia do novo coronavírus (Sars – CoV -2), que provoca a Covid-19, as festas com som além dos limites geralmente também apresentam um outro agravante: as aglomerações.

“Esta situação evoluiu da perturbação do sossego para uma questão de saúde pública”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que a intenção é sensibilizar as pessoas para que respeitem, tanto o limite do outro com relação ao volume do som, quanto entendam a necessidade de continuar mantendo as medidas para conter a disseminação da Covid-19, e seguir com o distanciamento social continua sendo indispensável.

Em 2020, foram registradas 4.242 ocorrências pela GMT, sendo que os meses recordistas em chamados foram julho, com 537 ocorrências; agosto, com 533; e abril, com 463. O horário em que a GMT mais registrou ocorrências foi das 22h à meia-noite. Mas engana-se quem pensa que tem horário que é liberado o som alto. A regra do “o som não pode passar dos limites do muro” segue vigente nas 24 horas do dia, todos os dias da semana.  O telefone para denunciar ocorrências de perturbação do sossego é o 153, que funciona 24 horas.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo Souza