O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Em três dias da Operação “Fragor”, desencadeada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), com apoio do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), pela Polícia Militar (serviço ordinário e Força Tática) e pela Polícia Civil, foram efetuadas seis prisões por perturbação do sossego público, três prisões por desacato e uma prisão por dirigir sob a influência de álcool.
A operação, promovida de sexta-feira (15) até domingo (17), em horários específicos, teve como objetivo coibir ações de perturbação do sossego e poluição sonora. Neste período de pandemia do novo coronavírus (Sars – CoV -2), que provoca a Covid-19, as festas com som além dos limites geralmente também apresentam um outro agravante: as aglomerações.
“Esta situação evoluiu da perturbação do sossego para uma questão de saúde pública”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que a intenção é sensibilizar as pessoas para que respeitem, tanto o limite do outro com relação ao volume do som, quanto entendam a necessidade de continuar mantendo as medidas para conter a disseminação da Covid-19, e seguir com o distanciamento social continua sendo indispensável.
Em 2020, foram registradas 4.242 ocorrências pela GMT, sendo que os meses recordistas em chamados foram julho, com 537 ocorrências; agosto, com 533; e abril, com 463. O horário em que a GMT mais registrou ocorrências foi das 22h à meia-noite. Mas engana-se quem pensa que tem horário que é liberado o som alto. A regra do “o som não pode passar dos limites do muro” segue vigente nas 24 horas do dia, todos os dias da semana. O telefone para denunciar ocorrências de perturbação do sossego é o 153, que funciona 24 horas.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).