O trabalho desenvolvido pelo Sorriso em Ação está a todo vapor. Nesta manhã (06), duas equipes estão nos bairros São Mateus e Novos Campos realizando trabalhos de coleta de entulhos. Outras duas realizam limpeza com roçadeiras, uma na lateral da BR 163 e outra no Parque Ecológico Claudino Frâncio. Ontem (05), o bairro São Mateus recebeu também os serviços de tapa buracos.

Para a professora Maria de Lourdes, moradora do bairro São Mateus, esse é um trabalho fundamental. Para ela, tudo começa pela conscientização. “Todos precisam ter consciência de que necessitamos manter a cidade limpa para afastar o perigo de doenças como a dengue”, destaca. Segundo a professora, tanto a agente de saúde quanto a de endemias, destacaram a importância do descarte correto do lixo e a limpeza do quintal e das calhas.

Maria pontua que faz a varrição das folhas do quintal e as acondiciona em sacolas próprias, menores, para facilitar o descarte. “Ontem passaram deixando um folheto do calendário anual da limpeza com todas as orientações. Tinha um bom tempo que não passava a recolha. Agora está tudo bonito, bem limpinho”, destaca.

A professora salienta que todo esforço para ver o bairro e a cidade limpa vale à pena. “Assim a gente mantém todo o perigo de qualquer doença longe”, diz. E acrescenta que sempre pensa na família ao fazer qualquer ação “penso em todos. Tive dengue uma vez. Mas graças a Deus meus filhos nunca tiveram. Precisamos nos unir e trabalhar juntos para manter o perigo longe”, finaliza.

Próximo dali, no Novos Campos, o motorista, Elmir Alves Cannof, que veio de Santarém (PA) para trabalhar na safra observava o trabalho da outra equipe. “Sou do Sul e mudei para Santarém em 1980, nunca vi um trabalho desses sendo realizado em um bairro de lá. Lá (Santarém), só há limpeza realizada pelo serviço público no centro. Quem mora em bairro, como eu, precisa pagar empresa pra coleta de entulho”, contou.

A operação

Desde o início da semana, cerca de 50 pessoas estão diretamente envolvidas no trabalho de limpeza urbana. Ao todo, seis caminhões (sendo um deles ¾) e duas pás carregadeiras estão percorrendo os bairros Industrial (1.ª e 2.ª etapas), Vila Bela, São Domingos, Fraternidade, Verdes Campos, Novos Campos, São Matheus, Boa Esperança, Nova Aliança, São Francisco, Loteamento Estrela do Sul, Morada do Bosque 1, Jardim Ocidental, e Master Ville 1 e 2.

O objetivo da ação, lançada oficialmente por meio do Núcleo de Ação Integrada (NAI), na última segunda-feira (03), é fazer verdadeiros mutirões com vários serviços, como recolhimento de resíduos sólidos; limpeza de terrenos públicos que possam estar sujos, e notificação de terrenos particulares que estejam na mesma situação;  troca de lâmpadas da iluminação pública; tapa-buracos; pintura de meio-fio; corte de grama dos canteiros centrais; e limpeza de bocas de lobo.

Para organizar o cronograma, a cidade foi dividida em oito setores e cada um deles receberá o serviço a cada dois meses. Por isso, a manutenção da limpeza depende da ação de cada morador. Assim que o NAI terminar a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e até multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Gilmar Silva, informa que é preciso manter a atenção para o que será recolhido: móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada) que devem ser acondicionados em sacos de até 60 kg. Ele ressalta que não serão recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados até o Depósito de Resíduos Sólidos do município.

Outras informações sobre o NAI podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, pelo 3544 1727.