Com o objetivo de fortalecer a articulação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o município de Sorriso sediará, na próxima sexta-feira, 25 de julho, a Oficina Orientativa sobre a Importância do Grupo Condutor Municipal da RAPS. A atividade será realizada das 8h às 11h, no auditório da CDL, localizado na Rua do Bosque, nº 314 – Centro (ao lado do Fórum). O evento é voltado exclusivamente aos membros que integram o grupo condutor municipal e busca reforçar estratégias de organização, integração e efetividade da rede de saúde mental.
A atividade será conduzida por Anisangela Conceição Costa Campos, coordenadora da RAPS Regional, que trará reflexões e orientações estratégicas sobre o papel do grupo condutor na organização, articulação e qualificação da rede de cuidados em saúde mental.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) integra o Sistema Único de Saúde (SUS) com diversos serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Acolhimento, Serviços Residenciais Terapêuticos, entre outros pontos responsáveis pelo cuidado integral de pessoas em sofrimento psíquico, com transtornos mentais ou com necessidades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.
Além disso, a RAPS também se articula com a Atenção Primária à Saúde (APS) e com outros setores estratégicos, como assistência social, educação e justiça, garantindo um cuidado intersetorial, contínuo e humanizado, em consonância com os princípios do SUS.
Segundo a coordenadora da RAPS Municipal, Lígia Souza Leite, o fortalecimento do grupo condutor é essencial para o avanço das políticas públicas e a consolidação de uma rede de atenção em saúde mental cada vez mais eficiente e acolhedora no Município.
“A oficina é um momento importante de alinhamento do nosso papel enquanto gestores e técnicos da RAPS. Discutir estratégias, trocar experiências e aprofundar conhecimentos sobre a rede nos ajuda a garantir um cuidado mais qualificado, articulado e humano para quem mais precisa de atenção à saúde mental.”, destaca.