A coordenadora de Atenção Bucal do Município, Luciana Bussolaro, explica que o curso voltado ao atendimento de PCDs veio da necessidade de entender e ampliar o atendimento ofertado ao público-alvo. “Temos observado uma alta na demanda deste grupo de pacientes, principalmente pacientes com espectro autista”, detalha.

A formação foi ministrada no próprio Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Maria Lourdes de Lima nos dias 11 e 12 de junho, pelos odontólogos Andressa Loiz, Leonardo Toledo, Katiane Taffarel, João Vítor Velasco e Jaqueline Moraes de Souza, todos profissionais da rede que já passaram por formação Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE), de Cuiabá. “Nossos profissionais realizaram a formação no CEOPE e hoje repassam esse conhecimento aos colegas; foram dois dias gratificantes e cheios de aprendizado”, reforça a coordenadora. Segundo Luciana, 40 odontólogos da rede realizaram a formação.

Já o curso desta sexta-feira, 14 de junho, em parceria com a ABO, é com o especialista, mestre e doutor em implantodontia e cirurgia parendodôntica, Durvalino de Oliveira. Durante todo o dia profissionais da rede pública e também particular devem abordar as temáticas “simplicidade no protocolo do tratamento de periodontite apical” e “cirurgia apical além da apicectomia – salvando dentes”. A formação no Auditório da Aces segue até às 17 horas.

“O curso de hoje traz um tema muito relevante para nós, profissionais odontólogos; estamos muito felizes em poder aprender com o doutor Durvalino, que é uma referência em endodontia”, diz Luciana.

Mais atualizações

Já na próxima terça-feira, dia 18 de junho, os profissionais da rede municipal participam de uma formação com o odontólogo e mestre em materiais dentários, Victor Torso. Em pauta conceitos atuais de adesão e restaurações semidiretas em resina composta. A formação será no Centro de Eventos Ari José Riedi durante todo o dia. Luciana acrescenta que tudo é pensado, planejado e executado de forma escalonada para garantir o atendimento nas unidades mesmo com as formações em andamento. “Contamos com unidades abertas para garantir o atendimento”, finaliza.