Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Em novembro, o Brasil inteiro reverencia a luta contra a escravidão e a resistência negra, com o feriado nacional de 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Na Prefeitura de Sorriso, a análise sobre a data começou a ser feita ainda na semana passada, quando a psicóloga Giseli Souza da Silva palestrou sobre “Equidade étnico-racial: racismo institucional para técnicos, agentes e gestores do setor público” a um grupo de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A palestra, promovida por meio do Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (NEP SUAS), foi realizada na manhã de sexta-feira (7 de novembro) no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pautou o diálogo sobre a história do Brasil, marcada pela escravização do povo africano durante a colonização, e a importância da mudança de comportamento frente ao racismo.
A palestrante destacou a necessidade de abordagens antirracistas, a partir da mudança de comportamento a partir da informação e do conhecimento. Na oportunidade, Giseli apresentou o Manual Antirracista, além de outros materiais que ajudam a compreender como o racismo ainda permeia as relações sociais, bem como o machismo.
O tema “Consciência Negra” continua sendo trabalhado durante o mês de novembro, em várias unidades da Semas, sempre nos períodos matutino e vespertino:
- 10 de novembro (segunda-feira): Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Praça CEU e São Domingos;
- 11 de novembro (terça-feira): CRAS São Domingos;
- 12 de novembro (quarta-feira): CRAS Vitória Régia;
- 13 de novembro (quinta-feira): CRAS São Domingos.
A palestra de sexta-feira ajudou a reforçar o repertório da equipe da Semas para a partilha de conhecimentos que está sendo realizada nas unidades. “Trabalhamos pela primeira vez este tema, que é transversal, com nossos técnicos, coordenadores e pedagogos, e formações como esta são fundamentais, tanto para o trabalho interno como para o atendimento das pessoas que utilizam os serviços da Assistência Social”, comenta a coordenadora do NEP SUAS, Marcia Milesi.
Sobre o Dia da Consciência Negra
A data, celebrada em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares — a mais significativa comunidade formada por escravizados fugitivos das fazendas.
Antes apenas feriado estadual ou municipal, a data se tornou feriado nacional a partir de dezembro de 2023.
Zumbi nasceu em 1655, em Alagoas, e foi um dos principais representantes da resistência negra à escravização no período colonial. Ele foi assassinado durante uma emboscada, que tinha o objetivo de erradicar de vez a ameaça de fuga na região. Sem a liderança, por volta de 1710, o quilombo se desfez.
Você já ouviu falar sobre um manual antirracista? O sugerido pela palestrante Giseli é o de Djamila Ribeiro, que pode ser acessado aqui.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).