O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Dados da Superintendência do Observatório de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) mostram que, em 2023, de janeiro a outubro, foram registradas 32 mortes no trânsito em Sorriso. Neste ano, no mesmo período, o número foi de 21.
“Uma redução de 34% nas mortes no trânsito, lembrando sempre que, quando se fala em vidas, nossa meta, ainda que utópica, é zerar esses índices”, analisa o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura.
O gestor acrescenta ainda que, de acordo com dados da SESP, Sorriso não registrou alta no número de homicídios no mesmo espaço temporal, de janeiro a outubro: foram registrados 50 homicídios em 2023 e 50 neste ano. “É um trabalho coletivo, não apenas das forças de segurança, mas de todos as demais instituições que compõem o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), para desenvolver ações voltadas à redução da criminalidade”, contextualiza Moura, acreditando em uma redução deste número no acumulado no ano. “O trabalho tem sido intenso para fecharmos 2024 com índices bem inferiores a 2023”.
A redução da violência no trânsito é um dos grandes desafios para Sorriso, com 50.617 condutores domiciliados e mais de 100 mil veículos registrados no Município (isso sem contar os motoristas e motociclistas cujas CNHs são de outras cidades).
O processo para mudar o comportamento no trânsito envolve uma série de questões. Além das ações de orientação e fiscalização. Uma das ações diretamente ligadas à redução de mortes no trânsito foi a instalação das lombadas eletrônicas, ainda em 2022.
Atualmente, 42 dispositivos controlam a velocidade dos veículos, dispostos em 14 pontos de Sorriso. Outro fator-chave para um trânsito mais harmônico foi a instalação de semáforos, em uma ação conjunta com o Governo do Estado.
“No entanto, a fluidez e a segurança no trânsito dependem diretamente do comportamento, tanto de condutores, quanto de pedestres”, reflete o secretário.
Para que novos comportamentos sigam trazendo bons resultados, operações para coibir a dobradinha “álcool e direção” também reforçam a necessidade de abandonar o risco de assumir a condução de um veículo depois da ingestão de álcool. “Somente neste ano, foram realizadas quase 50 operações integradas da Lei Seca”, acrescenta, lembrando da acelerada taxa de crescimento de Sorriso.
“Frear mortes violentas e reduzir o número de vítimas fatais no trânsito trazem um estímulo para o trabalho de todo o aparato de segurança do Município, mas, como se trata de vidas, nossa meta, repito, é zerar estes números” .
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).