Além do processo eleitoral, os conselheiros, tanto titulares quanto suplentes, também passaram por um curso de formação ministrado pela pedagoga e bacharel em Direito Ângela Christianne Lunedo de Mendonça, que é especialista em Planejamento e Administração Pública, e em Direito Educacional. 

O curso serviu para instrumentalizar os conselheiros levando em consideração o sistema jurídico e de proteção social brasileira, bem como sensibilizá-las sobre o processo de escuta, mediação, articulação com os serviços, trabalho em equipe, ética e postura profissional, registro de atividades e padronização de procedimentos.

 A remuneração para a função de conselheiro tutelar em Sorriso é de R$ 2.739,12, em regime de dedicação exclusiva, de acordo com o que rege a Lei Municipal Complementar n.º 236, de 8 de dezembro de 2015.  Todo o processo de eleição e preparação dos conselheiros foi conduzido pelo CMDCA, com apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas).