A secretária pontua que essa não foi uma ação isolada. “Desde o início de março estamos trabalhando pautas voltadas às mulheres e destacando sempre a força da mulher, a necessidade do respeito, afinal, lugar de mulher é onde ela deseja estar”, destaca Mara.
Para a secretária, a instalação dos bancos – no dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, já foi instalado um banco no Parque Ecológico Claudino Francio - é um passo importante para manter viva a discussão acerca de respeito e direitos. A secretária adiantou que a Semfa também irá proporcionar cursos de capacitação profissional e ampliar a rede de apoio às vítimas, garantindo que elas tenham autonomia e proteção.
Para o prefeito Alei Fernandes, o banco e todas as ações realizadas pela Prefeitura tem uma meta clara: em Sorriso não há espaço para crimes contra mulheres, crianças, idosos, famílias. “Vamos fortalecer políticas públicas voltadas ao cuidado e empoderamento feminino”, reforça.
O Banco Vermelho, vale lembrar, visa combater a violência contra a mulher, através da instalação de bancos vermelhos em locais públicos; nesses bancos são instaladas mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e de denúncia inscritos no Banco.
Participaram da inauguração do Banco Vermelho a assessora técnica multidisciplinar da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Família (Cemulher), Emília Sotero; o presidente da Câmara de Vereadores de Sorriso, Rodrigo Matterazzi; e os vereadores Wanderley Paulo e Silvana Perin. Silvana, inclusive destacou que o banco é um monumento à resistência.
Ainda, após a inauguração do equipamento, Mascote Lauton e Daia e Adriano, animaram a população que prestigiou o evento.