Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Você tem terreno baldio no Rota do Sol ou no Monte Líbano I e II? A partir desta sexta-feira (4 de abril), o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) dará início a um novo mutirão para fiscalizar terrenos sem construção que possam estar com mato alto ou acúmulo de resíduos.
O NIF reforça, no entanto, que terrenos baldios localizados em outras regiões devem ser mantidos limpos a todo tempo. Para que a população possa denunciar terrenos sujos, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.
Vale lembrar que deixar o terreno sujo pode gerar multa, além de trazer riscos para a vizinhança, como potencial criadouro para insetos e animais peçonhentos, entre outros perigos. Se o terreno for notificado e a limpeza não for feita no prazo estipulado, além da multa, o proprietário da área também está sujeito à cobrança da taxa de limpeza.
O valor da multa pode chegar a R$ 6.123,00, de acordo com o tamanho da área, podendo aumentar se houver qualquer tipo de queimada. A taxa de limpeza também varia de acordo com a dimensão do terreno, conforme dispõe a Lei Complementar nº 3.302/2022.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).