Instruir os jovens à compreensão dos conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Com esse objetivo, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso está ministrando um curso de educação ambiental para os alunos do projeto “Luz do Amanhã”, da Polícia Militar.

As aulas, que tiveram início no dia 8, abordaram temas como poluição, destinação correta de resíduos sólidos, flora, animais silvestres e o consumismo. Hoje (12), às 13h30, no Parque Ecológico Claudino Francio, será o encerramento do curso, que teve a duração de 20 horas/aula.

“Falamos sobre problemas como a extinção de algumas espécies que são ocasionadas por captura de animais e o comércio clandestino. Criar uma arara ou um papagaio, que para muitos é considerado normal, além de ser um crime, ainda contribui para a extinção de muitas espécies. Queremos formar cidadãos conscientes e críticos, promovendo a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade”, explica o coordenador do NIF, Reinaldo Nunes.

Ao todo 40 adolescentes, com idades entre 13 e 18 anos, participaram das atividades e, entre outras ações, arrecadaram materiais recicláveis que serão doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorriso, e posteriormente revendidos para recicladores.

“Falamos sobre a poluição e o consumismo exagerado que gera toneladas de lixo diariamente, e que atualmente é um dos maiores problemas ambientais. O crescimento populacional gera um aumento na quantidade de resíduos sólidos e líquidos descartados, tornando-se uma grande ameaça ambiental e social”, pontua Reinaldo.

O coordenador do NIF explica que a Administração Municipal pretende levar esse curso a escolas, projetos que envolvam crianças e jovens, e até mesmo empresas, para que mais pessoas adotem ações sustentáveis voltadas para a conservação do meio ambiente. “Queremos que haja um aumento de práticas sustentáveis, bem como a redução de danos ambientais em nosso município”, conclui.