Com muita graciosidade, a pequena Ana Beatriz agradeceu uma oportunidade que fez diferença na vida dela: participar do projeto Bombeiros do Futuro, viabilizado por meio da parceria entre a Administração Municipal de Sorriso, via Secretaria de Assistência Social, e o Corpo de Bombeiros. “Melhorei minha disciplina, minhas notas na escola, e o projeto é muito bom porque também fala sobre o respeito”, destacou a jovem aluna do projeto, que, nesta segunda edição de 2017, formou mais 93 alunos. A solenidade de formatura foi realizada no dia 4 de dezembro, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Ao todo 188 jovens sorrisenses de 8 a 12 anos tiveram a oportunidade de concluir o curso em 2017, que inclui, durante três meses, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, nós e amarrações, sexualidade, educação ambiental, consumo racional de energia elétrica, boas maneiras, educação para o trânsito, entre outras temáticas. Vale destacar que foram ofertadas 100 vagas para cada turma, mas nem todos os alunos concluíram a formação

As aulas são promovidas aos sábados, com teoria e prática. As atividades são realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados Sorriso Mestiço Dorival Brandão (Praça CEU), no Castellus Club e também no Parque Ecológico Municipal Claudino Francio. Nada impede que os alunos vivenciem ainda experiências diferenciadas, com aulas no Depósito de Resíduos Sólidos do município e também em fazendas, como no caso da Fazenda Santa Anastácia, onde aprenderam sobre produção agrícola, maquinário e aviões, ainda no primeiro semestre.

“É muito gratificante ver o quanto iniciativas como esta se desdobram em bons resultados para as famílias do município, visto que, com o trabalho desempenhado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros, é visível a mudança positiva no comportamento das crianças, no rendimento escolar e, certamente, isso contribui para uma nova perspectiva de futuro”, destaca a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, que ainda agradece o apoio recebido de empresários locais para a viabilização da iniciativa.

Para o próximo ano, também serão disponibilizadas outras 200 vagas, sendo 100 em cada semestre. “Vamos continuar somando esforços com o Corpo de Bombeiros, empresários e representantes da sociedade civil organizada para promover este projeto que faz tanto bem à nossa sociedade”, reforça.