Recordes, vocação competitiva, desempenho acima da média. Estes atributos podem tanto ser aplicados ao município de Sorriso, reconhecido nacionalmente por seu alto desempenho no agronegócio, como a dois jovens expoentes do atletismo local: Nerisnélia dos Santos Souza e Eric Vitor Campos, que voltaram da Croácia com o título de campeões mundiais escolares.

Os dois atletas integram a equipe da Associação Sorriso de Atletismo (ASA Sorriso) e contam com apoio da Administração da Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Mesmo com febre e dores no corpo, Nerisnélia alcançou os 12,75 m no salto triplo e conquistou o ouro para o Brasil. A atleta ainda integrou a equipe do revezamento Medley e também garantiu outra medalha dourada.

Outro sorrisense que também voltou com o ouro na mala foi Eric Vitor Campos, que garantiu a medalha integrando a equipe do revezamento Medley. “Ficamos muito felizes com o desempenho destes atletas, que vem despontando em outras competições e já tem um currículo de conquistas em provas nacionais e mundiais”, comenta o treinador de atletismo, Marcos Flademir Vieira.

“Eu tinha ido para o Mundial ano passado e fiquei na segunda colocação, por isso, fiquei muito feliz com o primeiro lugar neste ano”, comenta Nerisnélia, afirmando que a intenção era registrar uma marca melhor que os 12,75, mas que, como contraiu uma virose lá, ficou satisfeita com o resultado. Para Eric, participar da competição sem o apoio do treinador não foi fácil, mas o resultado foi positivo. “Meu foco agora é a preparação para o Brasileiro Sub-20”, acrescenta.

“Ter estes dois atletas nos representando na Croácia nos dá a certeza que estamos no caminho certo no quesito investimento no esporte, pois o resultado é uma fonte de inspiração para as categorias de base e mostra a importância do trabalho desenvolvido por toda a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, acrescentando que além de bons resultados em competições, a prática esportiva é uma importante aliada no processo de educação. “Nosso foco é atrair cada vez mais crianças para dentro de nossas linhas de competição, garantindo assim que não fiquem expostas às coisas ruins da vida, como as drogas”, complementa, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo professor Marcos e pelo secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Nerisnélia e Eric integraram a delegação brasileira que participou da 23.ª edição do Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, promovido em Split, na Croácia, de 14 a 19 de maio. O evento, promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), contou com a participação de 33 países com atletas escolares nascidos entre os anos de 2001 e 2004.

A delegação brasileira foi composta por 32 representantes, sendo cinco componentes da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, quatro técnicos/professores e 24 estudantes de escolas públicas e privadas de diversas regiões do Brasil.