Alan Porto expôs o cenário atual dizendo que foram publicados editais para cinco lotes de obras, com investimentos na ordem de 57 milhões. Sendo que o lote 1 licitou a construção de 4 piscinas, nas escolas 13 de Maio, Tiradentes no Portal Kaiabi, no residencial Mario Raiter e no Bairro União. O certame foi bem sucedido e já tem empresa vencedora.

Já o lote 2 para edificação de uma nova escola estadual no Bairro Mont Serrat, onde a Prefeitura, com aprovação da Câmara Municipal, doou a área ao executivo estadual, para construção de uma unidade escolar contendo 24 salas de aula, salas de apoio, refeitório, quadra poliesportiva, piscina e vestiários, entre outras repartições teve interessados, porém os valores ficaram muito superior aos de referência. Portanto não há empresa habilitada.

Enquanto o lote 3 para retomada da escola do Militar Tiradentes no Portal Kaiabi e construção de uma nova escola no residencial Mário Raiter, esse lote fracassou e um novo edital será publicado para retomada dessas obras.

O lote 4, refere-se a retomada e construção de cinco quadras, nas escolas 13 de Maio, José Domingos Fraga, Portal Kaiabi, Mario Raiter e União, já tem empresa vencedora.

E, por fim, o lote 5 para reforma e ampliação das escolas José Domingos Fraga e 13 de Maio também não teve interessados nessas obras e se faz necessário novo chamamento.

Mesmo sem empresas para executar as obras da Escola Militar Tiradentes, uma das prioridades do Governo, já foi renovado o contrato com a Faculdade Anhanguera, o que garante o estudo dos alunos, em 2024.

Reformas e ampliações

A obra do refeitório da Escolas Mario Spinelli está em andamento. E, na Escola Arlete Capellari já está resolvida a questão referente ao aditivo, também foi aprovado o estudo técnico e solucionadas as demais pendências. Sendo assim, o aditivo será assinado nos próximos dias.

Frente a tudo isso, Alan Porto destacou que o trabalho em favor das escolas de Sorriso tem sido constante. “Sorriso é prioridade. Conhecemos a realidade das escolas, faltam salas de aula, estamos dedicados dia e noite, para acelerar esses processos. Tenho fé que, ainda neste mês de novembro, todos os processos em andamento estejam finalizados. Outra informação importante é que todas as construções novas e ampliações são estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas. Então o cronograma é mais enxuto, pretendemos entregar todas as escolas no ano que vem”, afirma o secretário,

No final da reunião, Ari Lafin reiterou que não falta vontade por parte do Governo Estadual, o que trava todo processo é a burocracia que deve seguir os trâmites legais. “O Governo do Estado e a Seduc estão empenhados nessa questão, infelizmente, existem os processos burocráticos que precisam ser obedecidos. Reforço que o Governo, através do Otaviano Pivetta, Mauro Mendes, Alan Porto e equipe, estão buscando uma alternativa junto ao Ministério Público e Tribunal de Justiça. Contudo, é preciso obedecer aos trâmites legais e de planilha de preço”, completa Ari.

Déficit de vagas

Vale lembrar que, segundo a Semed, no próximo ano os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental já devem ser atendidos pela rede estadual. Em torno de 3,5 mil alunos serão remanejados da rede municipal para a rede estadual.

Diante dessa realidade, a Prefeitura, vem desenvolvendo um trabalho contínuo junto aos representantes do Governo do Estado, apontando a necessidade de três novas escolas estaduais em Sorriso, sendo uma na Zona Oeste em fase de licitação, uma na Zona Leste e uma no Distrito de Primavera.

Além das novas unidades e da conclusão das obras de reforma e ampliação, os estudos apontam ainda a necessidade de mais seis salas na unidade estadual do Distrito de Boa Esperança e oito novas salas na Escola Ignácio Shevinski.