De acordo com Marchioro, os números revelam o quanto o atendimento já nos primeiros sintomas faz toda a diferença. “Tivemos um aumento de casos no mês de janeiro, inclusive com um dia com mais de 100 casos positivos/dia -103 confirmados no dia 11 de janeiro; 91 no dia 25 e 90 no dia 27- contudo, também temos observado que os números de pessoas que estão vencendo essa batalha têm aumentado de forma gradativa”, destaca. Para o secretário, o avanço no número de curados se deve à busca por atendimento nos primeiros sintomas.

Marchioro lembra que o município está ofertando medicamentos, profissionais e equipamentos desde o início da pandemia. Especificamente o Hospital Municipal de Campanha está aberto 24 horas e conta com três equipes médicas trabalhando diuturnamente. A unidade (HC) dispõem de 15 leitos com oferta de oxigênio medicinal com reservatório próprio com capacidade para 35 metros cúbicos; 19 respiradores também estão à disposição na estrutura, cinco deles de última geração e de UTI. Há ainda, 19 cápsulas Vanessa distribuídas entre o HC e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, equipamentos como o BiPAP; uma sala de raio-X, a Central de Coletas de Exames para suspeitos de Covid-19 e o serviço de fisioterapia disponível para pacientes internados e fisioterapia cardiopulmonar para os pós Covid. Além da atual estrutura, caso for necessário é possível ampliar o atendimento com a oferta de mais nove leitos; o município dispõe ainda de cinco leitos de estabilização instalados na UPA.

E a recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediato. Tanto o HC quanto a UPA ficam abertos 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nas duas dos distritos - Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

E as recomendações preventivas como o uso de máscara, álcool 70º e distanciamento social continuam válidas, inclusive para quem já foi infectado. “Quem já foi infectado uma vez não está imune à reinfecção, por isso destacamos a importância de toda a população manter as medidas de segurança”, acrescenta o secretário.

Qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite. E continua válida a recomendação para que os sorrisenses evitem aglomerações; usem máscaras; higienizem as mãos com frequência com sabão ou álcool 70% e respeitem o período de quarentena no caso de testar positivo ou estar suspeito, evitando assim a proliferação do vírus.