Questionado sobre a Farmácia do Bela Vista, que está fechada, o secretário esclarece a situação:
“A farmácia está fechada porque ainda estamos lidando com a regularização contratual de mão de obra. Pedimos a compreensão da população, que nos auxilie em mais esse momento procurando as outras unidades que estão abertas, ou se dirigir direto à farmácia central até que a gente consiga normalizar o atendimento daquela unidade”, acrescentou.
Atualmente, o Município conta com seis Farmácias Cidadãs, sendo elas a Farmácia do Bela Vista; Farmácia do São Domingos; Farmácia do Distrito de Primavera; Farmácia do Distrito de Boa Esperança e Rota do Sol, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, além da Farmácia Central Takeo Watanabe, sendo aberta 24 horas.
O Município disponibiliza também o Programa Remédio em Casa, que atua desde 2017 na entrega de medicamentos para mais de 450 pacientes sem precisar sair de casa.
Remédio em Casa
O Programa Remédio em Casa tem 100% de cobertura da área urbana com a entrega da medicação na porta de casa. São fornecidos remédios para tratamento de diabete/hipertensão, todos acima de 60 anos e usuários de pelo menos um medicamento de uso contínuo que integre o programa; além de atender também pessoas com dificuldades de locomoção e/ou que apresentam restrições como (a) restrição ao leito; (b) dificuldade física de locomoção; (c) deficiência física, síndrome de imobilidade e/ou uso de prótese e/ou órtese que exija acompanhante; (d) déficit cognitivo que exija cuidador.
A inclusão do usuário no programa é realizada pela Unidade de Saúde em que ele é atendido. Para isso, basta que o paciente ou familiar procure o enfermeiro da unidade, ou o agente comunitário de saúde da área em que reside.