Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Teve animação, teve informação e teve muito movimento! Tudo isso no 5.º Encontro Idoso Ativo e Feliz realizado no último sábado, 11 de novembro. A programação que iniciou em maio, quando foi realizado o primeiro encontro, busca discutir saúde do idoso em comunidade. Desde então, em cada encontro são ofertadas várias ações. Nesse sábado a programação contou com aferição dos sinais vitais; imunizações; dinâmicas em grupo; testes rápidos para hepatites virais e palestra com a médica geriatra. Tudo para melhorar o quadro clínico funcional do idoso, mediante ações preventivas.
A ação é promovida pelas Secretarias de Saúde e Saneamento; Assistência Social; acadêmicos e professores da Faculdade Anhanguera. A atividade, vale lembrar, também integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).