Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Selo Diamante

96,84%

de eficiência

Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.

Fevereiro Roxo
Município oferta hidroterapia ortopédica para pacientes diagnosticados com fibromialgia

Município oferta hidroterapia ortopédica para pacientes diagnosticados com fibromialgia

Publicado em 09 de fevereiro de 2026 às 12:47

Há 15 anos Antônia Maria de Souza convive com uma dor intensa e diária: “da planta do pé ao fio do cabelo”, frisa ela. Trata-se da fibromialgia. Assim como Antônia, outros sorrisenses foram diagnosticados com a síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.  E não é só dor, com a dor vem outros sintomas como o cansaço, a insônia – ou a sensação de acordar cansado para quem consegue dormir somente a base de medicamentos, além de alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Para aliviar, os médicos costumam prescrever medicação e, no caso dos pacientes de Sorriso, hidroterapia ortopédica.

É com a hidroterapia ortopédica e muitos exercícios feitos sob a orientação das fisioterapeutas Cristina Micaela dos Santos Oliveira Querino e Amanda Silva dos  Reis, que Antônia e outros 19 pacientes já diagnosticados com a doença encontram um pouco de alívio.

No caso de Antônia a jornada é dura: além da fibromialgia, ela precisa cuidar do esposo que está acamado, em home care. “Acaba que preciso me esforçar mais, no meu caso, a hidroterapia ajuda muito”, detalha. Duas vezes na semana, ela encontra alívio na água.

“A fibromialgia ataca o corpo todo. Geralmente, os pacientes em hidroterapia apresentam melhora na dor”, frisa Cristina. “Hoje temos 50 pacientes em hidroterapia ortopédica, 20 deles com o diagnóstico de fibromialgia”, detalha.

Cristina explica que para praticar a atividade o paciente precisa de avaliação e encaminhamento. “A entrada é na Unidade Básica de Saúde  (UBS). Pacientes com esses sintomas são encaminhados para o especialista, o reumatologista, nesses casos. Confirmando o diagnóstico através dos sintomas, o paciente é encaminhado  para o Renascer para a  hidroterapia”, detalha.

A fisioterapeuta reforça que diante de suspeita da enfermidade, o melhor caminho é evitar a automedicação e procurar a UBS. “Lá o médico vai receitar o medicamento ideal e a hidro, caso necessário”, diz. O que não pode “é ficar em casa sentindo dor. A hidro, combinada a outras atividades físicas assistidas, proporciona inúmeros benefícios”, completa.

Fevereiro Roxo

Vale lembrar que estamos em fevereiro e uma das pautas do mês é o Fevereiro Roxo que foca na campanha de conscientização sobre a fibromialgia (e também lúpus e Alzheimer). A meta é informar, incentivar o diagnóstico precoce e combater o preconceito contra essa doença crônica. Caracterizada por dor muscular generalizada, fadiga e distúrbios do sono, a fibromialgia é tratável, mas não tem cura.

Imagens
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: André Moraes
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi