Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Modernização

Município investe em inovação tecnológica para ampliar cuidados em saúde

Publicado em 02 de setembro de 2025 às 10:11
Telessaúde e a Telemedicina já estão em funcionamento no Município

O Telessaúde e a Telemedicina já são realidade em Sorriso. Em execução desde o mês de julho, a tecnologia será utilizada como um eixo estruturante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), oferecendo soluções e serviços de teleassistência, telediagnóstico e educação digital. A estrutura recebeu o nome de Centro de Inovação e Transformação Digital da Saúde de Sorriso (CITS), onde abriga a equipe responsável por coordenar e executar os serviços.

Com a modernização tecnológica, o Município pretende integrar o atendimento remoto aos fluxos assistenciais, reduzir desigualdades de acesso e melhorar a comunicação entre a atenção primária, especializada e hospitalar. Até 2028, a meta nacional é consolidar a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) como plataforma de inovação e informação para todo o Brasil.

A palavra-chave é: democratizar o acesso. Entre os objetivos estão a realização de triagem, teleconsultas de clínica geral e especialidades, exames de eletrocardiograma e teledermatologia, eventos de qualificação profissional e produção de conteúdo de educação digital.

Para ampliar o alcance do projeto, o Município está implantando pontos de teledermatologia e pontos de tele-ECG, este último adquirido por meio de emenda parlamentar. Os equipamentos estão sendo instalados nas unidades de saúde da família, como a do Rota do Sol, Santa Clara, Nova Aliança e Benjamim Raiser, em que a equipe já foi capacitada para a realização dos exames.

Desde a implantação, o serviço já contabiliza 788 teletriagens, 490 teleconsultas com médicos de família e comunidade e 10 ações de Educação Digital. Foram instalados cinco pontos de telediagnóstico em ECG, que possibilitaram a realização de 712 exames com emissão de laudo. Além disso, ocorreram 14 capacitações voltadas ao uso dos serviços de telessaúde, formando 201 profissionais aptos em tele-ECG. De acordo com o coordenador do CITS, enfermeiro Valdelírio Venutes, a iniciativa tem como meta eliminar a demanda reprimida, que, no início de julho, ultrapassava 2 mil exames aguardando na regulação.

"É importante ressaltar que, quando a USF tem o aparelho disponível, não é mais necessário aguardar na fila para realizar um exame, a própria equipe já realiza o procedimento ali mesmo, em menos de dois minutos, para os casos de urgência. Exames eletivos são laudados pelos cardiologistas em até 2 horas. Outro avanço importante está na entrega dos resultados, que são enviados via arquivo PDF, gerando menos papel, mais qualidade e conforto aos pacientes", pontua.

Devido à alta demanda de atendimentos e filas para procedimentos como ECG e dermatologia, os serviços iniciaram na região do Rota do Sol. Atualmente, a unidade de saúde supera o número de pacientes recomendado por equipe de Estratégia Saúde da Família.

“Com essa iniciativa, conseguiremos aproximar ainda mais a população dos serviços de saúde, reduzir o tempo de espera para consultas e exames e melhorar a comunicação entre as redes. É um passo importante para modernizar nosso sistema e oferecer assistência médica, sem que o paciente precise se deslocar para outras unidades”, destaca o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani.

O plano de trabalho é alinhado ao Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde, que busca promover a transformação digital no atendimento à população e integrar tecnologia à rotina dos serviços, além de fortalecer a integralidade, a equidade no atendimento e aumentar a qualidade da gestão em saúde, promovendo uma verdadeira transformação digital, como frisa o gestor da saúde.

Vanio pontua que a expansão da tecnologia será feita de forma gradual, alcançando todos os bairros do Município. 

“Estamos trabalhando para que todos tenham acesso a esses recursos. A modernização dos atendimentos vem substituindo práticas antigas por tecnologias mais eficientes, promovendo uma nova cultura organizacional baseada na inovação e em soluções diferenciadas para o cuidado em saúde”, conclui.


Texto: Janaína Oliveira com CITS
Fotos: CITS
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi