Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Você ou alguém da sua família está na espera por uma cirurgia de hérnia ou vesícula? O Município promoverá uma força tarefa na realização de cirurgias de hernioplastia e colecistectomia videolaparoscópica. Ao longo do mês de setembro, 16 pacientes terão a chance de realizar seu procedimento, de forma totalmente gratuita, em diferentes datas e horários. Esse esforço representa um investimento de R$ 79.094,77, mostrando que o Município o compromisso da gestão municipal em garantir acesso a cirurgias essenciais.
Estão previstos procedimentos como Hernioplastia Incisional, Hernioplastia Inguinal/Crural Unilateral, Hernioplastia Inguinal Bilateral, Hernioplastia Umbilical e Colecistectomia Videolaparoscópica. Os pacientes contemplados foram previamente convocados pela equipe da regulação e serão atendidos no Hospital 13 de Maio, conveniado ao Município.
O processo de acompanhamento é integral, cobrindo desde as consultas e exames pré-operatórios até a alta hospitalar e as orientações para durante o pós-cirúrgico. Os procedimentos já estão com datas confirmadas:
09/09 – 13h00: 1 cirurgia
10/09 – 07h00: 2 cirurgias
16/09 – 13h00: 2 cirurgias
17/09 – 07h00: 2 cirurgias
22/09 – 17h00: 1 cirurgia
23/09 – 13h00: 3 cirurgias
29/09 – 17h00: 1 cirurgia
30/09 – 13h00: 4 cirurgias
As cirurgias de hérnia e de vesícula são muito mais do que procedimentos médicos, elas devolvem conforto e qualidade de vida para quem enfrenta dores e limitações no dia a dia. “Mais do que números ou filas de espera, essas cirurgias significam saúde, alívio da dor e a oportunidade de retomar a rotina com mais qualidade de vida”, destaca a Jéssica Toniazzo, coordenadora da Central de Regulação.
No caso da hérnia, a cirurgia é fundamental para evitar que a condição piore. A hérnia acontece quando parte de um órgão ou tecido empurra a parede abdominal, causando dor e, em alguns casos, complicações graves, como o estrangulamento. Com o procedimento, o paciente alivia o desconforto e pode retomar suas atividades normalmente.
Já a cirurgia de vesícula, indicada principalmente para quem sofre com pedras na vesícula, ajuda a acabar com crises de dor, inflamações e possíveis infecções. A retirada da vesícula não prejudica a digestão e garante mais segurança e bem-estar ao paciente.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).