Findada essa etapa, o Município protocolará junto ao Governo do Estado um aditivo requerendo a destinação de novas câmeras fixas e dos modelos speed dome e OCRS, sendo essa última equipada com tecnologia que permite a leitura de placas de veículos. As concessionárias, por sua vez, ficam encarregadas pela instalação e manutenção das câmeras e demais equipamentos inclusos no pacote.

“O número de habitantes está entre os quesitos avaliados para definir quantas câmeras cada município irá receber. Sorriso apresenta um crescimento em torno de 20% ao ano. Além dos mais, graças a celeridade com que implementamos o programa, o Município se tornou uma referência para todo Estado”, emenda Moura ao ressaltar que as imagens capturadas pelas câmeras em Sorriso são monitoradas 24 horas pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semsep, Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) e pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Gerente geral da concessionária Intervias - responsável pelo trecho que interliga Sorriso a Nova Ubiratã e a Boa Esperança, Lourival Rodrigues da Silva conta que as câmeras instaladas pela concessionária já contribuíram com a elucidação de vários crimes.

“Atualmente contamos com mais de 90 câmeras de monitoramento em operação. São equipamentos de ponta que nos permitem vistoriar em tempo real praticamente todo o trecho sob concessão. O investimento em tecnologia nos permite oferecer uma segurança maior para colaboradores da empresa, usuários da rodovia e demais pessoas que residem ou trabalham na área de abrangência da rodovia MT-242”, assinala.

“O monitoramento eletrônico conciliado ao patrulhamento ostensivo age como fator inibitório para práticas delitivas. Temos experiências positivas nesse sentido, haja vista que as imagens capturadas pelas câmeras de monitoramento auxiliaram na identificação de diversos criminosos. Esperamos que a iniciativa de Sorriso seja seguida por outras cidades da região”, avalia o tenente-coronel Jorge Almeida.

Sobre o programa Vigia Mais MT

Criado no Estado de Mato Grosso em maio de 2022, através da Lei nº 11.766, o programa Vigia Mais MT prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.

O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.