Estiveram presentes também o vice-prefeito, Gerson Bicego, a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, o diretor de Cultura, Antônio de Paula, e o supervisor do Promic, Francisco Guimarães.

O “Festival da Cultura” é o principal mecanismo de fomento aos artistas e produtores culturais do Município e Distritos, que selecionou 26 projetos para receber auxílio financeiro no valor total de R$ 600 mil, distribuídos entre as diversas Câmaras Setoriais de Cultura. Foram selecionados projetos culturais independentes, propostos por pessoa física ou pessoa jurídica com base em sua iniciativa livre e independente, voltados para o desenvolvimento da cultura, das artes e da preservação do patrimônio cultural, previstos na Lei Municipal nº 2.213/2013 e conforme o novo Decreto Municipal nº 717/2022, que a regulamenta.

“Nesse ano de 2022 assim como nas edições anteriores - 2020 e 2021-, a procura pelos recursos foram dentro da expectativa e novamente vamos prestigiar em nosso município a produção de espetáculos inéditos de teatro/dança/circo e garantir a continuidade da realização dos Festivais de Teatro, Dança e Circo, Desafio Bboys de Cultura Urbana, musicais e mostras de diversos grupos de capoeira e de grupos do seguimento da cultura junina. Além de proporcionar para a população a oportunidade de capacitação profissional através de cursos de artesanatos, cursos de esculturas e novos painéis artísticos que serão produzidos nos muros do cemitério municipal”, explicou a Secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

O prefeito Ari Lafin reforçou a importância de investir em educação e cultura. “São segmentos que tem prioridade em nossa gestão, assim como a saúde e assistência social, pois são áreas que trabalham em conjunto no fortalecimento e desenvolvimento social, tirando crianças e adolescentes das ruas e os colocando no caminho do bem, por meio de ferramentas como as oficinas culturais e esportivas e os trabalhos desenvolvidos nos CRAS”, frisou.

“Todos os trabalhadores da cultura têm o meu respeito, pois são esses profissionais que alegram os nossos dias, muitas vezes difíceis. Todos que estão aqui hoje assinando esse contrato com o Município para execução dos seus projetos culturais são luz na vida das famílias sorrisenses”, complementou.