“Mais de 450 servidores da segurança pública utilizaram os alojamentos do hangar em 2023. Para este ano, já foram 150 servidores, mas a tendência é que esse número seja ainda maior durante as ações de prevenção e de combate a incêndios florestais”, contextualiza.

“O município de Sorriso sempre foi um parceiro do Estado no que concerne a segurança pública. Aliás, a vinda da base descentralizada é reflexo desse trabalho conjunto”, assinala Lima Júnior.

Para o prefeito Ari Lafin, a redução da criminalidade nas regiões Norte e Médio- Norte de Mato Grosso está ligada ao início das operações do Ciopaer em Sorriso.

“O maior prejudicado com a violência é o munícipe. Além do mais, a qualidade da segurança pública é um dos requisitos avaliado pelos empreendedores que buscam novos locais para expandir seus negócios. E, é em virtude disso que ‘bato’ na tecla de que segurança pública não é uma responsabilidade apenas do Estado. Os prefeitos também precisam se mobilizar e investir para manter um bom padrão de qualidade”, disse.

Prevenção e combate a incêndios florestais

Por estar em uma região estratégica, o hangar do também comporta a primeira base aérea integrada de combate a incêndio florestal do Brasil. Junto com os profissionais do Ciopaer, integrantes do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) atuam para garantir que a base descentralizada atue nas operações de segurança pública e de fiscalização ambiental na região que compreende a Amazônia Legal.