O Horto Florestal de Sorriso está se tornando uma sala de aula ao ar livre, com ações voltadas para práticas ambientais. Com a estrutura sendo toda revitalizada, em breve o espaço passará a receber estudantes, empresários e famílias que queiram ter o contato direto com a natureza e saber um pouco mais sobre o cultivo de plantas nativas da região, frutíferas e ornamentais.

Na tarde de ontem (28), mulheres voluntárias da Pastoral da Criança, do bairro Vila Bela, foram conhecer o local e participaram de uma palestra com a paisagista Astrid Buttgen. A iniciativa foi da empresa ControlSoft, que convidou as voluntárias para passar uma tarde diferente junto à equipe do Horto Florestal.

“Estamos desenvolvendo esta ação socioambiental, em parceria com a Prefeitura, e achamos interessante levar as mulheres para conhecer o Horto e saber que existe esse espaço em nossa cidade. A ação consiste em tirar as mulheres do local que estão habituadas, como forma de quebrar um pouco a rotina delas. E o resultado foi excelente”, afirma a Gerente Administrativa da ControlSoft, Débora Freitas.

Na ocasião, as mulheres ouviram sobre sustentabilidade, puderam ver de perto as mudas de plantas que são cultivadas naquele local e ainda fizeram uma caminhada pela trilha que leva os freqüentadores mata adentro, tornando a área verde da cidade um laboratório natural de aprendizado.

Segundo Rafael Maniezo, assessor do vice-prefeito, o objetivo da Administração Municipal é concluir as benfeitorias no Horto Florestal, oferecendo um espaço para aulas práticas e incentivando o debate sobre o papel da população como agente transformador na preservação do ambiente.

Seguindo essa linha, os visitantes também aprenderam sobre compostagem, técnica que ajuda na redução das sobras de alimentos, que pode se tornar uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados nas residências, e ainda resulta na obtenção de um fertilizante orgânico.