“Estamos recebendo a pepita de ouro da dramaturgia brasileira”. Foi com este entusiasmo que o prefeito municipal, Ari Lafin, recepcionou os representantes da MT Escola de Teatro, uma extensão da SP Escola de Teatro, que agora chega a Sorriso.  Lafin prega a união em todos os setores administrativos e, na ocasião, também defendeu que todos se deem as mãos em prol da preservação das nossas raízes culturais.

A parceria da Administração Municipal com a Escola vinha sendo trabalhada há dois meses pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), através do Departamento de Cultura. O anúncio da chegada da escola aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo Municipal, o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, coordenadores de departamentos de cultura da região, diretores das Escolas MT e SP de Teatro, promotor Márcio Florestan Berestinas e da juíza Sílvia Renata Anffe Souza e de pessoas simpatizantes das artes cênicas.

A secretária Municipal de Educação e Cultura, Lucia Korbes Drechesler, lembrou que a metodologia utilizada em Sorriso será a desenvolvida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina.

O polo regional da MT Escola de Teatro em Sorriso tem por objetivo atender toda a região médio norte mato-grossense, bem como a formação de mão de obra qualificada, explicou o secretário de Estado, Leandro Carvalho. O secretário ressaltou ainda que a cultura abastece uma cadeia econômica muito grande, especialmente os setores de hotelaria e eventos em geral.

Em Sorriso serão ofertados os cursos de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural voltados para a comunidade em geral, principalmente aos interessados no estudo do teatro como atividade profissional. As aulas serão ministradas no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, aos sábados e domingos.

Conforme a coordenadora do Departamento de Cultura, Luana Castro, cerca de 90 pessoas já procuraram o departamento para se inscrever. Luana destaca que as  inscrições foram prorrogadas até amanhã, 07 de setembro. “E a lista com os nomes selecionados deve sair na sexta-feira (08)”, explica.

Segundo ela, a busca especifica por aulas de teatro junto ao Governo do Estado iniciou ainda em março e “há dois meses entramos em contato com a SP Escola de Teatro e agora já estamos com os cursos com vagas abertas”, acrescentou. Luana comemora o fato de que a Escola desembarca em Sorriso com professores renomados em formação teatral nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras.

Os cursos oferecidos pela instituição vão muito além do fazer teatro. “Não somos apenas uma escola de interpretação. Em Sorriso queremos ensinar como construir o teatro, aquele que acontece do palco aos bastidores”, disse Rodolfo García Vázquez, um dos fundadores da SP Escola de Teatro.

Já Flávio Ferreira, da MT Escola de Teatro, pontuou que visitou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recordando os Pagos, de Sorriso, e ficou impressionado com a estrutura e organização. Também frisou que a Escola quer respeitar e resgatar os valores culturais locais.

O Judiciário também é parceiro no município da Escola de Teatro. Um dos maiores defensores da parceria é o promotor, Márcio Florestan Berestinas, da Vara da Infância e Juventude. Segundo Berestinas, o teatro pode ser usado com finalidades educativas também. “A equipe de teatro aqui de Sorriso é muito competente e tem como meta trabalhar inúmeros temas, como a alienação parental, trabalhar os pais para saberem como dar a educação aos filhos logo na primeira infância, a educação para o trânsito, a prevenção da violência contra a mulher, a prevenção ao uso de drogas, e outros inúmeros temas”, finalizou.