Seguindo o exemplo de países como Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá, o Brasil também insere a vacina contra o HPV para os meninos entre 12 e 13 anos.

A orientação é que os adolescentes procurem a unidade de saúde mais próxima de casa acompanhando por um responsável, e portando o cartão de vacinação para serem imunizados.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a estratégia de estender a vacinação para os meninos tem o objetivo de proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa-etária para a vacinação visa proteger os adolescentes antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente, que já é oferecida desde 2014 pelo SUS para as meninas. As meninas que estão na faixa etária de 9 a 14 anos de idade que ainda não se imunizaram, também poderão tomar a vacina.

Outras mudanças no calendário nacional de imunização

A prevenção contra a meningite, que vinha sendo feita com a aplicação de doses em bebês e crianças na idade pré-escolar, passa a ser feita em adolescentes também. O Ministério da Saúde passou a ofertar a dose da vacina meningocócia C (conjugada) para adolescentes de 12 e 13 anos. A expectativa é que até 2020 sejam incluídas crianças e adolescentes de 9 a 13 anos no esquema vacinal.

A vacina tetraviral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela), que vinha sendo aplicada somente em crianças com até 2 anos de idade passa a ser disponibilizada para crianças até 4 anos.

Também já esta disponível a vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto – dTpa para gestantes a partir da 20.ª semana de gestação.Caso as mulheres não tenham sido vacinadas durante a gestação, a dose deve ser aplicada após o parto o mais rapidamente possível.

O Mistério da Saúde passa a disponibilizar também a vacina contra a Hepatite A para crianças de 2 a 4 anos que não foram vacinadas anteriormente, visto que o esquema vacinal prevê a imunização de crianças na faixa etária de 15 a 23 meses.

Todas estas vacinas já estão disponíveis na rede municipal de Saúde. Vale destacar que até o dia 13 somente algumas unidades de saúde estão abertas na sede do município, respeitando o recesso municipal: PSF São Domingos, PSF Primavera, PSF Ana Neri, PSF Jardim Europa, PSF Central, PSF Rota do Sol e PSF Novos Campos.

A partir do dia 16, todas as unidades voltam a atender normalmente, no entanto, não há sala de vacina nos PSFs União, Caravágio, Jonas Pinheiro e distrito de Primavera. Para estas unidades serão montados cronogramas para a aplicação das doses, que serão previamente divulgados. Também existe a possibilidade de se buscar a dose em outros PSFs que contem com sala de vacina.