O município de Sorriso superou a meta de acompanhamento de indicador do Programa Bolsa Família para o ano de 2017.  É o que mostra o informativo situacional das ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do programa.  A meta estipulada foi de 60%, e os acompanhamentos realizados chegaram aos 70,16 % de cobertura da população pelo sistema do Bolsa Família.

Os indicadores mostram ainda que 2016 apenas 40,43 % das famílias foram acompanhadas, a meta era 60%. O acompanhamento do programa é feito em duas etapas, uma no primeiro semestre, chamada de primeira vigência e outra no segundo. É a  2ª vigência  que informa os dados conclusos, onde aponta a meta alcançada, “os dados  demonstram de forma muito positiva o comprometimento e o empenho da equipe durante  o ano de 2017. Este é o melhor índice alcançado  nos últimos cinco anos. Toda equipe esta de parabéns e que possamos ultrapassar a meta novamente em 2018” ressaltou o secretario de saúde e saneamento, Devanil Barbosa.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza ou com renda per capita de até 154,00 reais mensais. Em Sorriso, de um total de 1.726 famílias, 1.211 são acompanhadas e 515 não compareceram, “ a grande dificuldade no acompanhamento é que muitas vezes elas não comparecem ao chamamento, muitas mudam de cidade e não comunicam para atualização do novo endereço, por isso acaba não sendo acompanhadas, já as gestantes temos 94% de acompanhamento, que é um bom percentual”  explicou assistente administrativa  do programa Queli Souza.

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, integra os esforços do Estado brasileiro, que por meio de um conjunto de políticas públicas propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. A completar-se dez anos de publicação da PNAN, deu-se início ao processo de atualização e aprimoramento das suas bases e diretrizes, de forma a consolidar-se como uma referência para os novos desafios a serem enfrentados no campo da alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS).