Nesta manhã (17), membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Sorriso (Condess) participaram de uma palestra sobre o Plano de Iluminação Pública que deverá ser implantado no município, além de esclarecer duvidas sobre o sistema de Parceria Público/Privada (PPP) e concessões.

De acordo com o que foi apresentado pelo membro do conselho gestor do projeto, Francisco Alpendre, a reestruturação da iluminação pública de Sorriso envolverá instalação de luminárias de LED e troca integral de todo sistema de iluminação da cidade, sendo que parte do projeto também fornecerá telegestão que permitirá a redução da conta, mais segurança, estética e estímulo para a vida dos seus cidadãos. Tudo deverá ser feito por meio do sistema de Parceria Público/Privada.

Sorriso conta hoje com 426 lâmpadas de vapor de mercúrio, 11.725 de vapor de sódio e 576 de outros tipos de material, totalizando 12.727 lâmpadas. O plano de iluminação prevê a troca de 100% das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, o que deverá gerar uma economia de 69,56% no valor gasto com iluminação. “A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma grande tendência, tendo em vista que o LED oferece vantagens bastante consideráveis, principalmente, em termos de durabilidade, economia e sustentabilidade”, explica.

Segundo Francisco Alpendre, inicialmente 35% do sistema de iluminação pública de Sorriso seria do tipo telegestão. “Com a implantação do sistema de telegestão projetado, dotado de funcionalidades de telegerenciamento das luminárias, a economia de energia elétrica pode alcançar ao menos 10 % a mais, uma vez que se poderá diminuir a potência nominal das luminárias no período em que o tráfego de pessoas e veículos seja muito baixo ou nulo”, pontua.

O projeto de implantação prevê que o sistema de telegestão seja implantado concomitantemente com a expansão, ou substituição, por lâmpadas de tecnologia LED em cada ponto da iluminação publica de Sorriso. “Estar ciente das condições e do desempenho do sistema, evita o desperdício de energia elétrica e possibilita economizar recursos, além de garantir mais segurança no deslocamento da população, permitindo o pleno exercício do direito à cidade”, frisa Alpendre.

O secretário de Administração de Sorriso, Estevam Calvo, explica que, após a aprovação do modelo de gestão sugerido no Plano de Iluminação Pública, por parte do Condess, este será enviado à Câmara Municipal de Vereadores para eventual autorização dos edis. “O projeto não gerará despesas para o município. Para sua implantação será usado o valor arrecadado com a taxa Cosip, sem gerar custos extras para os cofres públicos. A Administração Municipal visa gerir eficientemente o sistema de iluminação pública, provocando a economia e mais segurança para nossa população”, afirma Estevam.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Sorriso conta com a participação de representantes do poder público, empresários, profissionais liberais, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Poder Judiciário, Sindicato Rural, representantes de bairros, de classe e de serviços, lojas maçônicas e conselhos evangélico e católico.