Esta manhã (18) estiveram reunidos, no Paço Municipal, representantes da Fundação para o Desenvolvimento Agro Ambiental, Científico e Tecnológico de Sorriso (Fundação Sorriso), responsável pelo gerenciamento do Parque Tecnológico Agroalimentar do município. A reunião teve como objetivo discutir as alterações necessárias no estatuto da Instituição.

De acordo com o prefeito Ari Lafin, presidente da Fundação Sorriso, a reunião foi produtiva e embasada em sugestões, discussões e contribuições apresentadas por todos os presentes. “De agora em diante devemos nos reunir semanalmente para que possamos fortalecer as ações da Fundação Sorriso e definirmos os detalhes ainda pendentes para a estruturação do nosso Parque Tecnológico”.

Na próxima semana, membros do Conselho Curador deverão participar de uma assembléia para a aprovação da reforma estatutária. Fazem parte do Conselho Curador: Prefeitura de Sorriso, Sindicato Rural, Aces, CDL, Câmara de Vereadores, COACEN – Cooperativa Agropecuária Terra Viva, COAVIL – Cooperativa Mercantil Industrial dos Produtores de Sorriso e APROFIR – Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes de Mato Grosso.

O Parque Tecnológico Agroalimentar de Sorriso está sendo instalado em uma área de 100 hectares, doada pelo município, próximo ao anel viário. A estrutura abrigará um polo universitário, formado por universidades públicas e privadas, e um polo de tecnologia em parceria com o IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). O espaço ainda contará com um centro com laboratórios para pesquisa e desenvolvimento, e barracões para incubadoras (nas áreas Agroalimentar e de TI) e também contará com uma área para a realização de feiras do agronegócio.

Com o crescimento do parque, e a criação de novos empreendimentos, um dos objetivos da Administração Municipal é dar suporte às empresas instaladas na região nas áreas de qualidade, controle e desenvolvimento de produtos e processos. Outra meta é a produção de tecnologia direcionada, com as pesquisas se pautando pelo crivo técnico de um conselho consultivo formado por pesquisadores de universidades públicas e privadas.