Lafin destacou que o programa será criado e subsidiado diretamente pela Prefeitura. “Agradecemos ao presidente da Câmara, Leandro Damiani e aos demais vereadores por acreditar no programa, acreditar na agricultura familiar e realizar o repasse”, frisou Lafin assim que Leandro Damiani anunciou a devolução do valor para aplicação.

Além da notícia da criação do Fundo, o dia foi de muita discussão de como melhorar e aumentar a produção, profissionalizando o setor. Nas estações/stands produtivas que versaram sobre o cultivo do milho verde; quiabo (manejo de nematóides); brócolis ramoso x berinjela; abóbora cabotiá x abobrinha verde; piscicultura e frango caipira, os produtores receberam informações sobre as características de cada cultura e o manejo adequado. Também foram abordadas as possíveis pragas e doenças em relação à cultura.

De acordo com o engenheiro agrônomo, Bruno Maia, especificamente em relação ao milho foi apresentado um modelo de plantio que possibilitará o aumento direto da produção e da renda. “Apresentamos um sistema de cultivo para produção de milho verde adaptado e muito vantajoso para a agricultura familiar; trata-se do plantio escalonado de linhas que variam de 60 a 100 metros de comprimento, com espaçamento entre plantas de 0,6 metros”, disse. “Nesse caso, se houver o plantio de duas linhas a cada 15 dias, com o correto preparo de solo e manejo cultural é possível colher entre 400 e 500 espigas por semana que podem ser vendidas nas feiras de Sorriso, descascadas e em embalagens de cinco espigas, gerando uma renda de até R$ 500,00 por semana para a família apenas com o milho-verde”, explicou Maia.

O secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, lembra que esta e outras tecnologias foram apresentadas no evento visando à composição da renda familiar, a profissionalização na atividade e a melhoria da qualidade de vida do homem do campo. Já o gestor da pasta, Marcelo Lincoln, destacou que o encontro possibilitou mostrar aos produtores a diversificação de culturas, ampliando as possibilidades de geração de renda.

Para a proprietária do Lote 158, local do Dia de Campo, Jovanea Rosa, oportunidades como essa são fundamentais. Jovanea e o filho tocam o sítio que produz uma gama variada de vegetais com “muito amor, tem que ter amor em tudo. Agora meu irmão também veio pra nos auxiliar; mas é importante esse outro apoio que a Prefeitura nos dá, que é o apoio técnico, especializado”, disse. A produtora também destacou o incentivo que recebe “contamos com a Ceasa, dispomos do incentivo da Prefeitura na comercialização, o que é fundamental”, contou.

O também agricultor Márcio da Silva salientou que toda sua produção é comercializada hoje com o auxilio da Prefeitura. Ele fornece hortaliças para a merenda escolar e para as cestas delivery. “Com o apoio especializado fica muito mais fácil trabalhar”, frisou.

Hoje 48 famílias integram o Programa Horta Viva. A produção é comercializada diretamente em feiras livres, supermercados e também em programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Mesa Saudável e o Programa de Cestas Delivery em que os alimentos são adquiridos do produtor pela Prefeitura Municipal por meio de chamada pública.

Segundo o secretário Marcelo Lincoln, “o município tem investido na agricultura familiar como política de segurança alimentar e nutricional da população, além de gerar emprego e renda para quem tira seu sustento do campo”. Combinado à assistência técnica especializada, o município também investe na aquisição direta como forma de fortalecer a rede produtiva.

Para os organizadores do evento, o engenheiro agrônomo Bruno Maia, o coordenador do Programa Horta Viva, Carlos Ottoni e o secretário adjunto, Márcio Khun, o encontro atingiu a meta principal que é despertar nos produtores a necessidade da profissionalização e da busca contínua por novas informações. Lembrando que pequenos produtores rurais interessados em integrar o Programa Horta Viva ou qualquer outro dos programas da pasta podem procurar diretamente a SAMA no horário das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.