Ari informou que o processo de aluguel das salas da Unic para utilização, tanto da Escola Tirandentes, quanto da extensão da escola 13 de Maio já foi concluído. Do total de R$ 33 mil mensais, a Administração Municipal vai arcar com R$ 8 mil, ficando o restante sob responsabilidade do Governo do Estado.

Resolvido este processo, o prefeito conversou com as mães sobre a construção da sede definitiva da unidade escolar, cujo terreno, no Portal Kaiabi, já foi doado pela Prefeitura. Desde 2017, relembrou o gestor, o município vem contribuindo com o Estado para que a unidade seja edificada. Naquele ano, a equipe técnica da Secretaria da Cidade elaborou o projeto da unidade, que foi, no ano seguinte, descartado pelo Governo do Estado.

À época, além da elaboração do projeto e da doação do terreno, o Município também arcaria com o processo de licitação e fiscalização da obra, além de uma contrapartida financeira. Todo o escopo deste processo está no Convênio 1966-2017, firmado entre Município e Estado, com o empenho de R$ 8.330.000,00 de recursos estaduais e R$ 170 mil em recursos municipais.O convênio tem vigência até o dia 22 de junho deste ano, no entanto, não foi feita a destinação de recursos, visto que é preciso alinhar a questão do projeto.

O projeto apresentado pelo Governo do Estado atualmente diverge da proposta inicial e a equipe técnica do município não quer se responsabilizar tecnicamente por ele. “Colocamos para o Governo do Estado que respeitamos a proposta feita, mas que, nesta situação, o Município deixa de fazer o processo licitatório”, explicou, acrescentando ainda que é possível também que Sorriso ceda o projeto da Escola Morada do Bosque, que está sendo edificada e vai abrigar a Escola Municipal São Domingos.

Mãe de uma aluna da unidade escolar e juíza criminal, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, explicou o papel da Administração Municipal na oferta de educação. “O que compete ao Município é a educação infantil e o  ensino fundamental, então, tecnicamente, o Município está indo além de suas atribuições ao permanecer responsável pelo pagamento de parte do aluguel da escola, que é estadual", argumentou, complementando que isso mostra o quanto o Município quer a permanência da escola na cidade.

Para o tenente-coronel Jorge Almeida, o momento é de somar esforços. “Depois da boa notícia em relação ao aluguel, o próximo passo é avançar na construção da sede definitiva”. Também mãe de aluno, Leila Dorn se colocou à disposição para contribuir com as negociações junto ao Governo do Estado. “ Vamos conversar com o Governo do Estado, solicitar apoio de deputados, dar continuidade a este processo”.