Com uma história poderosa e uma estética cuidadosamente construída, o longa-metragem Mãe Bonifácia avança na produção e acaba de concluir sua segunda fase de gravações em Sorriso. O filme reúne um elenco talentosíssimo de atores de Sorriso, Cuiabá e São Paulo, além de uma equipe técnica formada por 30 a 40 profissionais.
A produção, que conta com o apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, foi aprovada no Edital de Produção Audiovisual da SECEL-MT em 2024, com recursos da Lei de Emergência Cultural Paulo Gustavo — um marco no incentivo ao audiovisual brasileiro e à valorização da cultura local.
Durante esta segunda etapa, as cenas foram gravadas cuidadosamente para dar continuidade à narrativa construída na primeira fase, que contou com a participação da renomada atriz Zezé Motta, intérprete de uma das principais personagens do enredo. A nova fase dá sequência à trama, conectando passado e presente na história da lendária Mãe Bonifácia, importante figura da ancestralidade e da resistência afro-brasileira em Mato Grosso.
Para recriar a atmosfera de Cuiabá na década de 1960, o filme conta com o diretor de arte Gleison Knups, da figurinista Rozeli Bonifácio e do multiartista Mauro Gonçalves, que também atua como ator, cenógrafo, aderecista e produtor de objetos. O trabalho conjunto foi fundamental para garantir a fidelidade histórica e a estética do período.
O diretor e cineasta Salles Fernandes destaca o envolvimento e a qualidade da equipe. “Estamos construindo um filme com alma. A história de Mãe Bonifácia é muito poderosa e merece ser contada com esse cuidado e dedicação que estamos tendo em cada etapa”, disse.
As filmagens seguem em ritmo intenso e prometem emocionar o público com uma obra rica em identidade e memória.