Lideranças políticas federais, estaduais e municipais estiveram reunidas na última sexta-feira (28), em Nova Ubiratã, participando de uma audiência pública onde foi discuta a retomada das obras da Rodovia Milton Santos, a BR 242. A audiência foi organizada pela Comissão Permanente Pró-BR-242, e contou com a presença do governador Pedro Taques, deputados federais e estaduais, prefeitos, secretários municipais, vereadores e sociedade organizada.

Considerado um importante corredor de logística para a escoação da produção regional, a BR 242 conta com mais de 600 km, interligando os municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Paranatinga, Itanhangá, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência e  Brasnorte, sendo que destes, 296 km ainda estão sem asfalto. Durante a audiência pública, a Comissão requereu também a construção de oito pontes de concreto que já estão licitadas.

“Solicitamos a conclusão do asfalto e a construção das pontes. Já conseguimos a liberação das oito pontes, com ordem de serviço para a próxima semana, e ainda uma audiência com o presidente Michel Temer e ministros, nos dias 8 e 9 de agosto, em Brasília. Este grupo levará a bandeira de logística de Mato Grosso, sem bandeiras políticas. Será o movimento pró 242”, afirma o presidente da Comissão Pró-BR-242, Odir José Nicolodi.

O deputado federal, Nilson Leitão, acredita que a audiência em Brasília será um marco importante na conclusão das obras. “O que nós precisamos é colocar todos na mesma mesa para resolver os problemas dessa BR. O presidente Temer irá nos receber para destravar o que for preciso no Ibama, a questão do licenciamento da Funai e a federalização da BR 242, no trecho entre Sorriso e Itanhangá. A partir daí poderemos fazer as obras que a BR necessita, e assim, todo o Mato Grosso estará devidamente traçado para o escoamento correto da produção”.

Segundo o governador Pedro Taques, o Estado está trabalhando para que o asfaltamento aconteça o quanto antes. “Vamos trabalhar juntamente com os deputados estaduais e federais para que esta rodovia se torne realidade. Agendamos uma audiência com o presidente da república, com o ministro dos Transportes, ministro do Meio Ambiente, Ibama e Funai. Não é possível demorar dois anos para liberar um licenciamento. O que pudermos fazer pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, faremos.  Assumimos esse compromisso e iremos até o fim”.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a audiência foi positiva e a união de todos é o que possibilitará que esse sonho se torne uma realidade. “Esta foi uma audiência importantíssima que reuniu autoridades municipais, estaduais, federais e sociedade organizada. Tivemos participação massiva dos nossos secretários municipais, e quero agradecer também o apoio do vereador Acácio Ambrosini e do suplente de deputado federal, Ederson Dal Molin. É dessa forma que iremos buscar o desenvolvimento de todos, visto que a 242 é imprescindível para o crescimento desta região, de todo o Estado e do Brasil, que hoje vive uma crise financeira. Esta é uma via de transporte importantíssima, pois nos liga para ao norte e ao nordeste, nos aproximando dos portos, e agregando mais valor aos nossos produtos. Tenho certeza que juntos somos mais fortes”.