Na tarde de ontem (26), o prefeito Ari Lafin recebeu as atletas que participaram do Campeonato Pan-Americano Sub-20, em Trujillo, no Peru, Fabielle Samira Alves Ferreira e Mirieli Estaili; e os atletas que estiveram no Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo, em Nairobi, no Quênia, Arielton Costa dos Santos e Nerisnélia dos Santos Souza; acompanhados do treinador Marcos Flademir Vieira.

“É um motivo de orgulho receber estes atletas medalhistas. Este é um trabalho inspirador e queremos que eles sirvam de exemplo para as nossas crianças. Precisamos mostrar a história de superação de cada um destes atletas e levar esses exemplos para os nossos bairros, mostrando que o caminho certo é trilhado com respeito, dedicação e amor ao que se faz. No esporte, precisamos buscar dentro da quadras, das pistas de atletismo, a formação do caráter e da personalidade das crianças, que também serão lapidados nas competições esportivas”, pontuou o prefeito.

Entre as conquistas dos atletas sorrisenses, o título de vice-campeã Pan-Americana Sub-20 de atletismo, foi conquistado por Fabielle Samira Alves Ferreira. Aos 17 anos, a atleta, que disputa a prova de arremesso de dardo, ganhou a medalha de prata. Apesar de não ter retornado com uma medalha, Mirieli Estaili, atleta do salto triplo que havia conquistado o ouro no Campeonato Sul-Americano Sub 20 de Atletismo, na Guiana, ainda comemora a convocação para representar a Universidade do Missouri, instituição norte-americana localizada em Columbia (Missouri).

“É uma oportunidade única e certamente irei para os EUA. Farei a prova em outubro, e possivelmente em janeiro começarei meus estudos lá onde representarei a Universidade de Missouri. E me orgulho de dizer eu tudo isso começou aqui em Sorriso, ainda em 2007, quando iniciei minhas aulas de atletismo com o professor Marquinhos. Foram 10 anos de treinamento e agora estou colhendo os resultados dos esforços”, comemora a atleta.

Arielton Costa dos Santos conquistou uma classificação inédita para o Brasil. Ele terminou em quarto lugar na final dos 100 m, com o tempo de 10.73 (-0.3), perdendo apenas para atletas da África do Sul. “Fomos para o mundial com o intuito de chegar à final. Deus me abençoou e conquistei o título de quarto velocista mais rápido do mundo. Atualmente eu sou o mais rápido do país, na minha categoria, e o quarto mais rápido do mundo. Ainda não acredito que consegui, estou muito feliz”, declara.

Para o treinador Marcos Flademir Vieira, tantas conquistas são reflexos de muitos anos de trabalho e dedicação de toda a equipe do atletismo de Sorriso. “Cheguei a Sorriso em 2001 e dei início a um trabalho no atletismo. Nunca deixamos a modalidade morrer e agora estamos colhendo os frutos. Agradeço a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, pelo apoio que nos tem dedicado sempre”.