O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, integrou a comitiva que acompanhou o governador Pedro Taques em uma audiência com o presidente da República, Michel Temer, nesta quarta-feira (23), em Brasília, para discutir a finalização da BR-242.

Considerado um importante corredor de logística para a escoação da produção regional, a BR 242 conta com mais de 600 km, interligando os municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Paranatinga, Itanhangá, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência e Brasnorte, sendo que destes, 296 km ainda estão sem asfalto.

A pavimentação asfáltica da rodovia deverá beneficiar o escoamento da produção de 30 municípios mato-grossenses, além de garantir melhorias em infraestrutura. Segundo o governador de Mato Grosso, o diálogo com Temer foi para solicitar que a autorização do licenciamento ambiental pelo IBAMA seja feita por uma delegação.

“Nós viemos a essa reunião com o presidente da República, tratar de assuntos de interesse do Estado, entre eles a BR-242. Nós queremos a autorização do Ibama, para que a licença ambiental seja feita por meio de uma delegação à Sema. Fomos muito bem recebidos pelo presidente e ministros e eu agradeço a bancada federal de Mato Grosso”, disse o governador Pedro Taques.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a união das lideranças mato-grossenses federais, estaduais e municipais é fundamental nesse momento. “Sabemos que os recursos para a conclusão das obras já estão alocados, porém, a emissão das ordens de serviço será dada somente após a resolução dos entraves ambientais. Vamos continuar lutando e cobrando o prosseguimento das obras, e a cada dia, a cada audiência, damos mais um importante passo nesse sentido”, afirma Lafin.

No início deste mês, após cobranças dos poderes Executivo e Legislativo, foi liberada a construção de três pontes de concreto, das oitos que estão licitadas para a localidade. “E ainda ouvimos do presidente que a BR-242 é uma prioridade agora. Ele solicitou aos ministros que façam uma força-tarefa para acelerar todo o processo burocrático”, explica Lafin.

“A BR-242 é, sem dúvida, a mais prioritária nesse momento, pois pode desafogar o escoamento da nossa produção de forma mais rápida. Ela já foi iniciada, agora precisamos fazer com que ela chegue no nordeste brasileiro por aquela região e o presidente Michel Temer sinalizou que deverá finalizá-la”, pontuou o deputado federal Nilson Leitão.