Judocas de Sorriso e região tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas com um dos grandes nomes do judô brasileiro, o vice-campeão olímpico, Carlos Honorato. O treinamento foi realizado no último final de semana (5 e 6), na Associação Cerejeira de Judô, e contou com o apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

“Nosso objetivo é incentivar essa garotada a continuar no esporte. Aqui temos atletas de todo o Estado e espero que eu possa ter colaborado com o crescimento deles, não apenas no tatame, mas para a vida toda”, frisa Carlos Honorato.

Além da prata nos Jogos de Sydney em 2000, Honorato ostenta um currículo de respeito no judô mundial, tendo conquistado também um bronze no mundial de Osaka, em 2003, e outro terceiro lugar no Pan-Americano de Santo Domingo, em 2014.

Durante o treinamento, o medalhista falou do seu histórico no judô, contou sua experiência e participação em competições nacionais e internacionais, e a dura batalha para chegar ao mérito da medalha olímpica.

Para o professor Fábio Nogueira, o mais importante no esporte não são os troféus e medalhas conquistadas, mas os ensinamentos adquiridos no dia a dia. “Nosso objetivo não é apenas formar campeões, mas sim retirar as crianças da situação de risco e mostrar para elas o futuro promissor que as espera”.

O prefeito Ari Lafin destacou a importância da prática esportiva na formação do cidadão. “O esporte serve para formar homens e mulheres de bem e prepará-los para este mundo. O esporte nos ensina a vencer na vida, sempre respeitando o próximo”.

Ainda no final de semana, a judoca Evelyn Santos, conquistou o 5º lugar no Campeonato Brasileiro Sub 13, categoria -28 kg, realizado em Lauro de Freitas, na Bahia. A atleta disputou em quatro lutas, tendo duas vitórias e duas derrotas.

Com apenas 11 anos, a judoca, que treina na Associação de Judô e Cultura Física de Sorriso, já acumula o título de bicampeã mato-grossense de Judô, de campeã brasileira Região IV de Judô 2017 e tem vencido todas as competições que vem disputando desde 2016. O sensei Gustavo Mendonça, treinador da atleta, acompanhou a atleta na competição.