Manter a cidade limpa e
organizada, além de contribuir para um ambiente agradável é também uma questão
de saúde, já que evita a proliferação de insetos, como o aedes aegypti, vetor
de várias doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Pensando nisso, a
Administração Municipal concentra esforços para realizar de forma contínua e
ininterrupta a coleta de lixo doméstico e entulhos, além de manter canteiros e
praças sempre livres de folhas.
No entanto, é indispensável
que cada cidadão contribua para a manutenção da limpeza da cidade, colocando o
lixo doméstico para ser coletado em lixeiras ou recipientes apropriados. Com
freqüência, equipes da Prefeitura têm encontrado lixo doméstico nos canteiros
centrais das avenidas de Sorriso, o que não é permitido de acordo com o artigo
272 do Código de Posturas do município.
O engenheiro ambiental,
Fernando Barbosa Dário, explica que mensalmente são coletadas 300 cargas de
lixo doméstico em toda a cidade. “São seis caminhões que trabalham em três
turnos para fazer a coleta do lixo em todos os bairros, sendo que em alguns a
coleta é feita três vezes por semana e na região central é feita diariamente”,
detalha. “Não há porque depositar lixos nos canteiros centrais das avenidas,
como vem acontecendo na Blumenau, nos últimos dias”, acrescenta.
Dário lembra que o ato de
depositar o lixo em local inadequado pode gerar notificação e multa no valor de
20 VRF (Valor de Referência Fiscal), o que equivale a R$ 1.512,00. Segundo ele,
o NIF (Núcleo Integrado de Fiscalizações), intensificará a atuação nesse
sentido e passará a multar quem está depositando lixo em locais indevidos, como
os canteiros centrais das avenidas.
O engenheiro ambiental pontua
que, em determinadas situações, as equipes que atuam na limpeza dos canteiros
deixam as folhas e galhos recolhidos em sacos plásticos para serem coletados
pelo caminhão que faz este trabalho, seguindo roteiro pré-estabelecido. “No
entanto, estes são resíduos da limpeza urbana, muito diferentes do lixo
doméstico que vem sendo depositado de forma inadequada”, explica.
Já coleta de entulhos é
feita de acordo com o cronograma de recolhimento anual consta no site da Prefeitura,
para que os moradores organizem o que deve ser descartado e disponham estes
materiais na calçada com uma semana de antecedência da data da coleta. Para
organizar o cronograma, a cidade foi dividida em oito setores e cada um deles
receberá o serviço a cada dois meses.
Por isso, a manutenção da
limpeza depende da ação de cada morador. Assim que o Núcleo de Ações Integradas (NAI) termina a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do
Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e multar quem
colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta ou
lixo em locais indevidos, como no caso dos canteiros centrais das avenidas e
nas praças públicas.
Outras informações sobre o
NAI podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos,
pelo 3544 1727. Já denúncias podem ser realizadas para o NIF pelo 3545 4769.